Xi reúne-se com primeiro-ministro canadiano na Coreia do Sul

  • 31/10/2025

O encontro está marcado para as 16 horas locais (7 horas, em Lisboa), na cidade sul-coreana de Gyeongju, a cerca de 350 quilómetros a sudeste de Seul, e deverá focar-se na normalização das relações bilaterais, indicou Carney esta semana, durante uma passagem pela Malásia.

 

Prevê-se que os dois líderes abordem também questões comerciais, incluindo a eventual retirada das taxas de 100% que o Canadá impôs em 2024 sobre os veículos elétricos chineses, medida tomada em alinhamento com os Estados Unidos. Pequim sugeriu que poderá levantar as restrições ao óleo de colza canadiano, se Otava avançar naquele sentido.

O Canadá tem procurado diversificar as relações comerciais e reduzir a dependência económica dos Estados Unidos, que absorvem atualmente cerca de 75% das exportações. Na semana passada, o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou uma nova tarifa de 10% sobre produtos canadianos, em retaliação por um anúncio televisivo promovido pelo governo da província de Ontário, que utilizava declarações do ex-Presidente Ronald Reagan contra tarifas comerciais.

Carney admitiu recentemente que as medidas comerciais de Washington são "difíceis de gerir".

As relações entre Pequim e Otava deterioraram-se acentuadamente desde 2018, quando o Canadá deteve a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, a pedido dos Estados Unidos. Pouco depois, a China prendeu dois cidadãos canadianos por alegada espionagem, mantendo-os detidos durante quase três anos, embora tenha negado qualquer relação entre os dois casos.

Em 2025, a China executou quatro cidadãos canadianos por crimes relacionados com drogas, apesar dos protestos do governo de Otava. As autoridades canadianas também acusaram Pequim de interferência nas eleições federais de 2019 e 2021.

Em 2022, durante a cimeira do G20, na Indonésia, Xi Jinping repreendeu publicamente o então primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, por, alegadamente, ter divulgado detalhes de uma reunião bilateral à imprensa.

Leia Também: Xi Jinping apela à proteção conjunta do livre comércio na cimeira da APEC

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2880195/xi-reune-se-com-primeiro-ministro-canadiano-na-coreia-do-sul#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes