Xi pede ao Brasil que defenda "papel central" da ONU com a China

  • 23/01/2026

Os dois chefes de Estado conversaram hoje por telefone, um dia após a inauguração, pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, do seu "Conselho da Paz", que deve trabalhar para a resolução de conflitos e é amplamente considerado um concorrente da ONU.

 

Embora a China e o Brasil tenham recebido um convite para participar no "Conselho da Paz", o relato da conversa entre os presidentes Xi e Lula não menciona essa organização.

A China e o Brasil "devem posicionar-se resolutamente do lado certo da história, defender melhor os interesses comuns dos dois países e do Sul Global e defender juntos o papel central das Nações Unidas e os princípios de equidade e justiça internacionais", afirmou Xi, citado pela imprensa chinesa.

Xi também defendeu "a reforma e a melhoria da governação global".

A China indicou ter sido convidada pelos Estados Unidos para participar no "Conselho da Paz", mas até agora não se pronunciou sobre se aceitaria ou não.

A China, segunda potência económica mundial e membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, defende tradicionalmente o sistema da ONU, ao mesmo tempo que exige reformas.

A China e o Brasil fazem parte do grupo BRICS+, uma aliança ampliada de países emergentes que se reúnem em cimeiras anuais.

Em agosto de 2025, Xi disse a Lula que os dois países poderiam servir de exemplo de "independência" para outros países emergentes.

Leia Também: ONU alarmada com trabalho forçado de tibetanos e outras minorias na China

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2924715/xi-pede-ao-brasil-que-defenda-papel-central-da-onu-com-a-china#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes