Xi Jinping apela à proteção conjunta do livre comércio na cimeira da APEC
- 31/10/2025
Segundo a agência noticiosa oficial Xinhua, Xi defendeu a necessidade de construir um "ambiente económico regional aberto" e de promover a liberalização comercial, bem como a facilitação dos fluxos de investimento.
"A China não fechará as portas ao mundo exterior. Pelo contrário, vai abri-las ainda mais", afirmou o chefe de Estado chinês, ao apresentar uma proposta de cinco pontos para impulsionar uma globalização económica "inclusiva e mutuamente benéfica", sem avançar mais detalhes sobre a iniciativa.
Xi Jinping tornou-se o centro das atenções na cimeira, marcada pela ausência do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que na véspera deixou a Coreia do Sul após se reunir com o líder chinês. O encontro bilateral resultou numa série de entendimentos que permitiram aliviar a tensão na guerra comercial entre os dois países, incluindo reduções tarifárias, o levantamento de restrições a exportações e uma aproximação em temas como a guerra na Ucrânia.
Além de Xi, participam na cimeira o Presidente do Chile, Gabriel Boric -- o único líder latino-americano presente --, a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, o Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., e o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, entre outros.
Apesar da agenda oficial, grande parte da atenção está centrada nas reuniões bilaterais à margem da cimeira, especialmente nas iniciativas diplomáticas do Presidente chinês.
Xi tem previsto um encontro bilateral ainda hoje com Mark Carney e, no sábado, com o Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol. Um encontro antecipado com a líder japonesa Sanae Takaichi ainda não foi confirmado por nenhuma das partes.
A Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), fundada em 1989 para promover a integração económica e comercial, reúne 21 economias banhadas pelo Pacífico: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Singapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos e Vietname.
Leia Também: "Construtivo". Cimeira Xi-Trump recebida com otimismo cauteloso na China














