Von der Leyen saúda designação de Guarda Revolucionária como terrorista

  • 29/01/2026

"Congratulo-me com o acordo político sobre novas sanções contra o regime assassino iraniano e com a designação da Guarda Revolucionária Islâmica como organização terrorista. Esta medida já devia ter sido tomada há muito tempo", reagiu Ursula von der Leyen, numa publicação na rede social X.

 

Na mensagem, a líder do executivo comunitário defendeu que "terrorista é, de facto, o termo adequado para designar um regime que reprime com sangue os protestos do seu próprio povo".

"A Europa está ao lado do povo iraniano na sua corajosa luta pela liberdade", adiantou.

Também através do X, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, considerou que "designar a opressiva Guarda Revolucionária Islâmica do regime iraniano como organização terrorista é a decisão certa, que há poucas semanas muitos consideravam impossível".

"Estou orgulhosa do esforço sustentado e unificado do Parlamento Europeu, que ajudou a impulsionar este avanço. Agora, é hora de nos mantermos firmes. O Irão será livre", concluiu a líder da assembleia europeia.

A União Europeia chegou hoje a acordo político para designar a Guarda Revolucionária do Irão como organização terrorista, em resposta à repressão de manifestações recentes no país que causou milhares de mortos.

Esta decisão, que requeria a aprovação unanimidade, foi tomada pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, numa reunião em Bruxelas, anunciou nas redes sociais a chefe da diplomacia dos 27, Kaja Kallas.

Os protestos no Irão intensificaram-se a partir do final de dezembro, impulsionados pelo agravamento da crise económica, pela elevada inflação e pelo descontentamento generalizado com o regime iraniano e a falta de liberdades civis.

As manifestações espalharam-se por várias cidades e têm sido duramente reprimidas pelas forças de segurança, com recurso a força letal.

Organizações não-governamentais de direitos humanos denunciaram milhares de mortos e de feridos e detenções em massa, embora os números exatos sejam difíceis de confirmar devido a cortes no acesso à Internet e à censura estatal, o que tem gerado ampla condenação internacional.

Leia Também: UE designa Guarda Revolucionária do Irão como organização terrorista

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2928691/von-der-leyen-sauda-designacao-de-guarda-revolucionaria-como-terrorista#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes