Vítimas de Epstein pedem divulgação total de ficheiros: "Estamos juntos"

  • 10/02/2026

As vítimas do predador sexual Jeffrey Epstein apareceram num vídeo para pedir que sejam divulgados todos os arquivos do magnata norte-americano. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, recorde-se, tem vindo a divulgar vários documentos desde o final do ano passado. 

 

O apelo foi feito num vídeo do grupo World Without Exploitation, com cerca de 40 segundos, divulgado no domingo, dia em que aconteceu o Super Bowl.

As vítimas exibiram fotografias de quando eram mais jovens e disseram: "Todos nós merecemos a verdade".

De notar que o Departamento de Justiça foi obrigado por lei a tornar públicos os ficheiros de Jeffrey Epstein em dezembro do ano passado. No entanto, há documentos que surgem com muitas partes censuradas. 

O departamento afirmou que os arquivos não publicados eram irrelevantes, duplicados ou haviam sido retidos em virtude do processo deliberativo, sigilo entre advogado e cliente, ou ainda porque retratavam violência. 

Por seu turno, o vice-procurador-geral dos Estados Unidos, Todd Blanche, disse, no mês passado, que a mais recente divulgação dos ficheiros, no dia 30 de janeiro, "marca o fim de um processo muito abrangente de identificação e revisão de documentos".

Já o vídeo partilhado no domingo começa com o seguinte texto: "A 19 de dezembro de 2025, a Lei da Transparência dos ficheiros de Epstein foi sancionada. [...] Três milhões de documentos ainda não foram divulgados".

Nas imagens, é possível ver várias sobreviventes com marcas pretas a tapar-lhes as bocas e, dirigindo-se para a câmara, cada uma disse: "Estamos juntos"

O vídeo terminou com um apelo das vítimas para que as pessoas fiquem do lado delas e para que dissessem à procuradora-geral Pam Bondi que "chegou a hora da verdade".

De salientar que o vídeo foi partilhado no dia em que decorreu o Super Bowl, mas o anúncio não foi exibido em nenhuma televisão durante o jogo.

O grupo World Without Exploitation explicou à agência Reuters que não tinha como exibir o vídeo num dos maiores eventos desportivos dos Estados Unidos , uma vez que um vídeo de 30 segundos poderá custar "mais de 8 milhões de dólares" (cerca de seis milhões de euros).

Veja o vídeo abaixo:

Jeffrey Epstein morreu em agosto de 2019, depois de ter sido encontrado sem vida dentro da sua cela enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual.

De 2005 até hoje: A cronologia da investigação ao caso  Jeffrey Epstein

De 2005 até hoje: A cronologia da investigação ao caso Jeffrey Epstein

As investigações policiais e judiciais sobre as alegações de abusos sexuais de menores cometidos pelo milionário norte-americano Jeffrey Epstein decorreram ao longo de quase duas décadas.

Lusa | 17:35 - 06/02/2026

Ghislaine Maxwell só falará se Trump lhe conceder clemência

A ex-companheira de Epstein, Ghislaine Maxwell, invocou, esta segunda-feira, a Quinta Emenda para não ter de responder às perguntas do Comité de Supervisão da Câmara dos Representantes sobre a sua ligação com o predador sexual Jeffrey Epstein.

Sob o meu conselho, Ghislaine Maxwell irá invocar a Quinta Emenda  e recusa responder às perguntas, embora ela gostasse de o fazer", começou por explicar o advogado, David Oscar Markus, na rede social X (antigo Twitter).

No entanto, o seu advogado adiantou que, para a cliente falar, Donald Trump terá de lhe conceder perdão. 

"Se este Comité e o público americano querem ouvir a verdade não filtrada sobre o que aconteceu, há um caminho. A senhora Maxwell está preparada para falar de forma completa e honesta se lhe for concedida clemência pelo presidente Trump", lê-se.

E acrescentou: "Só ela pode fazer o relato completo. Alguns podem não gostar do que ouvem, mas a verdade importa. Por exemplo, tanto o presidente Trump como o presidente Clinton são inocentes de qualquer irregularidade".

Maxwell

Maxwell "preparada para falar" mas... Trump tem de lhe conceder clemência

O advogado de Ghislaine Maxwell, ex-companheira de Jeffrey Epstein, afirmou que a mulher falará e contará a verdade sobre a sua relação com o predador sexual. No entanto, o presidente Donald Trump terá de lhe conceder clemência.

Notícias ao Minuto | 19:00 - 09/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2936373/vitimas-de-epstein-pedem-divulgacao-total-de-ficheiros-estamos-juntos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes