Vinte e dois detidos na Etiópia por tráfico de seres humanos

  • 28/01/2026

Os detidos são suspeitos "de tráfico de seres humanos, envolvendo 1.800 pessoas, que resultou na morte de duas pessoas e no desaparecimento de outras 15, bem como no desvio de mais de 2,16 mil milhões de birrs [cerca de 11,5 milhões de euros]", anunciou na noite de terça-feira a polícia etíope num comunicado.

 

Segundo a polícia, os detidos alimentavam "falsas esperanças" das pessoas chegarem à Europa e de terem "uma vida melhor após atravessarem a Líbia".

Mas quando os migrantes chegavam a este país do Leste de África, eram mantidos em armazéns, recebendo apenas o mínimo necessário para sobreviver e forçados a contactar as famílias para exigir quantias significativas de dinheiro, segundo a polícia, que afirma que eram "mantidos como reféns até ao pagamento do resgate".

Muitos etíopes fogem da miséria e dos conflitos que há anos ensanguentam várias regiões do país. Além da rota que passa pela Líbia, os candidatos à emigração etíopes também utilizam a "rota do Leste".

Entre janeiro e setembro de 2025, pelo menos 890 pessoas morreram ou desapareceram ao percorrer esta rota, entre o Corno de África e o Iémen, ou seja, o dobro do mesmo período do ano anterior.

Todos os anos, milhares de migrantes africanos seguem esta rota na esperança de, posteriormente, chegarem aos países petrolíferos do Golfo, onde esperam trabalhar como operários ou empregados domésticos.

No início de agosto, cinco pessoas foram condenadas à pena de morte na Etiópia por tráfico de seres humanos.

A pena de morte é raramente aplicada no país e, segundo a Coligação Mundial contra a Pena de Morte, a última execução remonta a 2007.

Leia Também: Etiópia declara fim do surto de Marburgo, após nove mortes confirmadas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2927712/vinte-e-dois-detidos-na-etiopia-por-trafico-de-seres-humanos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes