Vídeo. Soldado dado como morto, liga à família 3 anos após o seu funeral
- 09/02/2026
A família de um soldado ucraniano, que se acreditava que estava morto há vários anos, foi surpreendida recentemente quando recebeu uma chamada telefónica... do próprio.
Durante três anos, a família do soldado Nazar Daletskyi acreditou que este tinha sido mantido em cativeiro e posteriormente morto, tendo, inclusive, realizado um funeral em sua memória.
Daletskyi despareceu em maio de 2022, poucos meses depois do início da invasão russa à Ucrânia. O homem, de 42 anos, que já tinha defendido o seu país, não hesitou e alistou-se de imediato para fazer frente à ameaça russa.
Porém, um ano depois, tudo levava a crer que era uma das vítimas. Um corpo totalmente queimado foi identificado como pertencendo ao homem e a família realizou o seu funeral.
Porém, há poucos dias, receberam uma chamada inesperada. Tratava-se de Nazar Daletskyi - e a sua família reconheceu-o de imediato. Às lagrimas foram instantâneas.É um momento emocionante e que ficou registado em vídeo, e que pode ver acima.
"Foi muito estranho, porque o meu filho estava morto., Eu enterrei-o mas de repente ouço a sua voz. Conseguem imaginar? Alegria. Uma alegria imensa", afirmou a mãe do soldado, citada pela Blue Win.
"Esperei por ti tanto tempo", ouve-se no vídeo a mulher a dizer, enquanto outros familiares, supostamente seus primos, são vistos a festejar de alegria.
Segundo reporta o mesmo meio, Daletskyi foi libertado após uma troca de prisioneiros. Em setembro de 2025, um ex-prisioneiro de guerra disse à família que o tinha visto numa prisão russa. Alegação essa que é agora confirmada, dado que se provou que o homem está vivo.
"Tens os teus braços, as tuas pernas, tudo?", pergunta a mãe, ao telefone.
A troca de corpos está a ser investigada, sabendo-se que o homem deverá regressar a casa em breve. A sua família diz que o seu regresso é mais que um milagre.
Leia Também: "Este é o objetivo da guerra híbrida, dividir sociedade para a destruir"














