Velas com fogo de artifício provocam incêndio em restaurante de Madrid
- 15/01/2026
Um incêndio deflagrou, no fim de semana passado, devido ao uso de velas com fogo de artifício num restaurante em Madrid, Espanha. O incidente ocorreu menos de duas semanas após 40 pessoas terem morrido num incêndio num bar na Suíça.
As chamas deflagraram na noite de sábado no Fanatico, um conhecido restaurante no centro da capital espanhola, e foram extintas em cerca de oito segundos.
"Não houve feridos nem danos estruturais no estabelecimento", indicou a GLH Singular Restaurants, que gere o restaurante, num comunicado.
O jornal espanhol El Mundo divulgou um vídeo que mostrava uma cortina em chamas enquanto os clientes manuseavam as velas com fogo de artifício. As chamas foram rapidamente apagadas com um extintor graças à intervenção de um funcionário.
Na nota, a GLH Singular Restaurants avançou que decidiu proibir permanentemente a utilização de quaisquer elementos pirotécnicos nos seus estabelecimentos.
Un 'show' con bengalas provoca un incendio y el desalojo del restaurante Fanático, uno de los locales de moda en la capital: "Nos cobraron la cena que no pudimos terminar" https://t.co/MSweKmuKN1
— EL MUNDO (@elmundoes) January 14, 2026
O incidente levou à retirada dos clientes do restaurante, mas, de acordo com fontes dos Serviços de Emergência de Madrid, não foi necessária a intervenção dos bombeiros, nem foi dado qualquer alerta.
Já a vice-presidente da Câmara de Madrid e delegada para Segurança e Emergências, Inma Sanz, indicou que autarquia solicitou "todas as informações" sobre o ocorrido.
A mesma responsável adiantou, ainda, que o autarca, José Luis Martínez-Almeida, está a trabalhar numa nova lei para regulamentar o uso de materiais pirotécnicos em estabelecimentos de lazer.
Incêndio em restaurante de Madrid ocorreu duas semanas após tragédia na Suíça
O incidente no restaurante de Madrid ocorreu cerca de duas semanas após 40 pessoas morrerem num incêndio num bar, na noite de Ano Novo, na estância de esqui de Crans-Montana, na Suíça.
Na tragédia, além das 40 vítimas mortais, na sua maioria menores de idade, outras 116 pessoas ficaram feridas, quase todas com queimaduras graves.
Segundo as investigações preliminares, o incêndio teve origem em artefatos pirotécnicos que incendiaram a espuma de isolamento acústico que cobria o teto, fazendo propagar as chamas por todas as instalações do local de divertimento noturno.















