UNIFIL relata disparos israelitas no Líbano perto dos Capacetes Azuis

  • 13/01/2026

A UNIFIL tem sinalizado várias vezes disparos israelitas perto do seu pessoal ou em direção a este nos últimos meses. A força afirmou a 02 de janeiro que o exército israelita disparou perto dos Capacetes Azuis em duas ocasiões, sem causar vítimas.  

 

"Os Capacetes Azuis da UNIFIL observaram dois tanques Merkava a deslocarem-se" hoje a partir de uma posição do exército israelita localizada dentro do território libanês, indicou a força das Nações Unidas num comunicado.  

"Os Capacetes Azuis solicitaram, pelos canais de ligação, que os tanques cessassem a sua atividade", adianta.  

Mas, mais tarde, "um dos tanques disparou três obuses (...), com dois impactos a cerca de 150 metros dos Capacetes Azuis", lamentou a UNIFIL.  

"Enquanto os Capacetes Azuis se afastavam por razões de segurança, eles estavam continuamente a ser alvo de um laser a partir dos tanques", acrescentou.

Cerca de 10.800 capacetes azuis fazem a mediação entre Israel e o Líbano desde março de 1978, operando no sul do Líbano em cooperação com o exército libanês, no âmbito de um cessar-fogo em vigor desde novembro de 2024 entre Israel e o movimento xiita pró iraniano Hezbollah.

Israel deveria ter retirado as suas forças do sul do Líbano, mas manteve-as em cinco zonas que considera estratégicas e realiza regularmente ataques no país, afirmando geralmente visar locais e membros do Hezbollah, acusados de se rearmarem.

O comunicado não refere vítimas, mas especifica que a Finul tinha informado previamente o exército israelita sobre as suas atividades na área.

"Ataques como estes contra capacetes azuis identificáveis (...) tornam-se regulares a um ponto preocupante", acrescenta o comunicado da Finul, que apela às Forças de Defesa de Israel para pôr fim a estas ações.

A força da ONU qualifica estes ataques como uma "grave violação" de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU de 2006 que serviu de base para o cessar-fogo.

Os capacetes azuis devem deixar o Líbano em 2027.

Leia Também: Soldado da ONU ferido após ataque israelita no sul do Líbano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918218/unifil-relata-disparos-israelitas-no-libano-perto-dos-capacetes-azuis#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes