Um morto e um ferido em dois ataques israelitas no sul do Líbano
- 21/12/2025
O Centro de Operações do Ministério da Saúde Pública do Líbano afirmou em comunicado que uma pessoa morreu e outra ficou ferida em "dois ataques inimigos israelitas contra um veículo e uma moto em Yater, distrito de Bint Jbeil".
Anteriormente, as Forças de Defesa de Israel (IDF) tinham indicado em breves mensagens que "dois terroristas do Hezbollah foram atacados na área de Yater", sem fornecer mais detalhes.
Os bombardeamentos do exército israelita no Líbano contra alegados alvos do grupo xiita continuam, e na passada quinta-feira atacaram complexos e estruturas militares pertencentes ao Hezbollah no sul do país, matando duas pessoas e ferindo outras cinco.
Apesar do cessar-fogo entre Israel e o Líbano, que completou um ano no final de novembro, os ataques israelitas em território libanês são praticamente diários.
Israel matou 380 alegados membros do Hezbollah no Líbano desde o início do cessar-fogo, anunciaram as Forças Armadas israelitas na semana passada em comunicado, acusando o grupo xiita de violar o acordo de cessar-fogo por 1.900 vezes.
A ONU informou que pelo menos 127 civis morreram nos ataques quase diários contra o Líbano, um ano após o cessar-fogo.
Entretanto, representantes de Israel e do Líbano reuniram-se na sexta-feira na cidade de Naqoura (sul do Líbano), com foco no diálogo sobre a segurança na fronteira partilhada, segundo um comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
"A reunião é uma continuação do diálogo de segurança com o objetivo de garantir o desarmamento do Hezbollah pelo Exército libanês", refere o comunicado, sem relatar qualquer progresso.
Leia Também: Israel volta a atacar alvos do Hezbollah no sul do Líbano














