Turista rouba crânio de catedral da Áustria e devolve-o… 60 anos depois

  • 31/10/2025

Um homem do norte da Alemanha roubou um crânio da Catedral de Santo Estêvão, em Viena, na Áustria, e decidiu devolvê-lo… 60 anos depois.

 

A descoberta foi feita pelo arquivista da catedral, Franz Zehetner, que abriu uma encomenda e encontrou o crânio no interior.

"Não é algo que se espere", confessou à BBC.

Junto às ossadas vinha uma carta de explicação, onde o larápio contou que tinha levado o crânio quando era um jovem turista, cerca de 60 anos antes, e queria devolvê-lo para poder fazer as pazes consigo mesmo. 

Segundo contou, roubou o crânio durante uma visita guiada às catacumbas sob a Catedral de Santo Estêvão, que contêm os restos mortais de cerca de 11 mil pessoas, incluindo vítimas da peste-negra e de guerras dos séculos XVII e XVIII. 

"Após o esclarecimento, foi comovente que alguém quisesse reparar um ato de exuberância juvenil", disse Franz Zehetner à BBC. "Além disso, ele preservou cuidadosamente o crânio ao longo dos anos — mesmo que não fosse de acordo com as regras — em vez de se desfazer dele de forma negligente."

 Catedral de Santo Estêvão é dos monumentos mais famosos da Áustria

A Catedral de Santo Estêvão localiza-se no coração de Viena e é um dos maiores símbolos da Áustria e um marco da arquitetura gótica europeia. Erguida originalmente em 1147, a igreja românica foi reconstruída após um incêndio no século XIII e ampliada ao longo dos séculos seguintes. 

A catedral foi palco de momentos históricos, como o casamento e o funeral de Wolfgang Amadeus Mozart, e sofreu grandes danos no final da Segunda Guerra Mundial, sendo restaurada e reaberta ao público em 1952. 

É, atualmente, um dos monumentos mais famosos e visitados da Áustria.

Leia Também: Chanceler da Áustria diz que tirar Israel da Eurovisão seria "erro fatal"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2880754/turista-rouba-cranio-de-catedral-da-austria-e-devolve-o-60-anos-depois#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes