Turismo de terror. Cinco destinos verdadeiramente assustadores
- 31/10/2025
A maioria das pessoas quando viaja pensa num destino para descansar ou conhecer, seguro, sem momentos de assustadores. No entanto, muitos viajantes procuram precisamente o contrário, querem fazer turismo de terror.
De castelos assombrados a florestas amaldiçoadas, para estes turistas o susto é um dos principais combustíveis que os leva a marcar viagem para os seus destinos de sonho.
Nos EUA e no Reino Unido, este tipo de turismo ganha cada vez mais expressão, segundo a imprensa norte-americana. E em Salem, no estado norte-americano de Massachusetts, as experiências dignas do melhor Halloween já representam até 20% da economia.
Eis 5 dos destinos de sonho (ou pesadelo) mais assombrados do mundo:
Salem (EUA)
O legado sombrio desta cidade norte-americana tem origem em 1692, num episódio marcado como a maior caça às bruxas da História. Na época, Salem era palco de julgamentos e execuções de mulheres e até crianças envolvidas. Hoje atrai mais de um milhão de visitantes durante o mês de outubro e cerca de 90 mil enchem as suas ruas na noite de Halloween.
Castelo de Corvin (Roménia)
Este castelo é um dos mais assustadores do mundo. Fica localizado em Hunedoara, na Roménia, e é também conhecido por Castelo Hunyadi, ou simplesmente, pelo castelo do Drácula, uma vez que foi aqui que o príncipe Vlad III, conhecido como ‘O Empalador’, foi enclausurado. Foi em Vlad III, nascido em 1431, que o Drácula – personagem de ficção – foi inspirado. O príncipe era conhecido por espetar as suas vítimas com estacas de madeira. Todos os anos, este local recebe mais de 200 mil visitantes.
Casa de Lizzie Borden (EUA)
Esta é a “casa mais assombrada da América” e em Fall River, no estado do Massachusetts, todos a conhecem. Foi lá que ocorreu um dos assassinatos mais célebres dos EUA (e não resolvido), a 4 de agosto de 1892. O pai e a madrasta de Lizzie foram encontrados mortos, com golpes de machado. A filha nunca foi considerada culpada, mas havia rumores que a davam como assassina. Caçadores de fantasmas juram a pés juntos que já capturaram muitas vezes ali ruídos sem explicação.
Torre de Londres (Reino Unido)
Durante o século XIV, centenas de pessoas foram presas, executadas e torturadas na Torre de Londres. O local atrai todos os anos 3 milhões de pessoas e em outubro as visitas guiadas esgotam. Os amantes das histórias de terror esperam, nesta altura do ano, vislumbrar o fantasma de Ana Bolena, conhecida por "Dama Branca", a acenar das janelas da torre. Reza a lenda que Ana, que era casada do o rei Henrique VIII de Inglaterra, foi ali executada depois de ser acusada de trair o marido. Segundo a revista da especialidade SpinBlitz, foram registados mais de 200 avistamentos de fantasmas neste local.
Floresta Aiokigahara (Japão)
Fica localizada a cerca de 115 quilómetros de Tóquio e é um dos locais mais assustadores do mundo, uma vez que está associado à horrível prática do “ubasute”, isto é, abandonar idosos em florestas em períodos de escassez de alimentos. Juram os caçadores de fantasmas que basta uma pequena volta na mata para encontrar muitas almas do passado.
Leia Também: Sem ideias para o fim de semana? 10 sugestões assustadoras (e não só)














