Trump planeia instalar estátua de Colombo em frente à Casa Branca

  • 05/02/2026

Os conservadores usam o termo 'woke' pejorativamente para denunciar o que consideram ser ativismo excessivo, particularmente a favor das minorias.

 

A estátua de Colombo estará localizada no lado sul do complexo presidencial, perto da Rua E e a norte do Ellipse, no coração de Washington, de acordo com o jornal The Washington Post.

A obra é uma reconstituição de uma estátua que foi inaugurada em 1984 em Baltimore pelo então presidente dos EUA, Ronald Reagan, e que foi derrubada por manifestantes em 04 de julho de 2020 e atirada para o porto da cidade durante protestos contra símbolos coloniais e racistas.

Após o assassinato de George Floyd, um homem afro-americano, pela polícia em Minneapolis, em 25 de maio de 2020, que desencadeou uma onda de protestos antirracistas, assistiu-se a uma remoção em massa de monumentos considerados símbolos da escravatura, do racismo ou da colonização.

Entre estes, muitas estátuas de Colombo acabaram por ser vandalizadas, derrubadas ou mesmo removidas oficialmente em várias cidades dos EUA, como Boston, Richmond, Saint Paul e Baltimore.

A figura de Colombo tornou-se o epicentro de uma luta ideológica nos últimos anos.

O Presidente Joe Biden reconheceu o Dia dos Povos Indígenas, a segunda segunda-feira de outubro, como parte de uma política de reparação histórica e corrigindo a narrativa mais tradicional focada exclusivamente na chegada de Colombo às Américas em 12 de outubro de 1492.

Trump mudou esta designação em 2025, declarando o dia como o Dia de Colombo, ordenando que a bandeira fosse hasteada em edifícios públicos e convocando celebrações e cerimónias "em homenagem ao herói americano original".

Para além da questão ideológica de defender o legado de Colombo, a controvérsia centra-se nas decisões de Trump sobre as mudanças na Casa Branca para deixar a sua marca, especialmente a demolição da Ala Leste para construir um grande salão de baile.

A obsessão de Trump pela mudança não se limita aos jardins da Casa Branca, mas estende-se a outras zonas de Washington, D.C., incluindo um arco do triunfo inspirado no de Paris, que se chamaria Arco de Trump.

O dia 12 de outubro de 1492 marca a chegada de uma expedição liderada por Cristóvão Colombo à Ilha Guananí, no arquipélago das Bahamas, considerado o primeiro contacto entre a Europa e a América, poucos anos antes da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

Leia Também: Taiwan diz que laços com EUA são "sólidos como rocha" após chamada Trump-Xi

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2933179/trump-planeia-instalar-estatua-de-colombo-em-frente-a-casa-branca#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes