Trump pede "novo Governo" no Irão e acusa Khamenei de ser "homem doente"

  • 17/01/2026

Esta foi a resposta de Donald Trump ao líder religioso fundamentalista, que hoje acusou o Presidente americano de ser responsável pelas mortes registadas durante a onda de protestos que varre o país - mais de 3.400, segundo organizações de Direitos Humanos.

 

"Do que ele é culpado como líder do país é da destruição completa do país e do uso da violência numa escala nunca antes vista", declarou Trump em entrevista ao portal Politico.

"Para manter o país em funcionamento, no seu nível muito baixo de funcionamento, os líderes deveriam concentrar-se em administrar bem o país, como eu faço nos Estados Unidos, e não em matar milhares de pessoas para manter o controlo", argumentou Trump.

"Governar tem a ver com respeito, não com medo e morte", acrescentou.

Para Trump, Khamenei "é um homem doente que deveria governar o seu país adequadamente e parar de matar pessoas".

"O seu país é o pior país do mundo para se viver devido à péssima governação", argumentou, antes de se referir novamente ao alegado número de 800 enforcamentos evitados na quinta-feira, um número que não foi corroborado pelas autoridades iranianas.

"A melhor decisão que ele (Khamenei) já tomou foi não enforcar mais de 800 pessoas há dois dias", destacou.

Durante as celebrações do Eid al-Mabath, Khamenei dirigiu-se a Trump, apelando à calma e assegurando ao público que o seu país "não entrará em guerra", mas também "não perdoará criminosos nacionais e internacionais".

O líder supremo iraniano reiterou que a violência, que começou como um protesto contra o colapso da moeda nacional, o rial, é culpa dos Estados Unidos.

"É sedição americana, e assim como quebramos a espinha dorsal da sedição, também quebraremos a espinha dorsal dos sediciosos", advertiu, antes de declarar a sua convicção de que o que está a acontecer no país é resultado de incitamento por parte dos Estados Unidos, com o objetivo final de "devorar o Irão".

O Irão afirmou que as manifestações se transformaram em violência para dar ao Presidente norte-americano um pretexto para uma intervenção militar.

Por isso, defendeu perante Washington um processo de diálogo para resolver as divergências, embora tenha declarado que o país está preparado para enfrentar um conflito armado.

Teerão afirma não ter a contagem do número de mortos nos protestos que ocorreram na República Islâmica nas últimas semanas e que atribui a mercenários apoiados por Israel e pelos Estados Unidos, mas organizações não governamentais da oposição sediadas no exílio, como a Iran Human Rights, estimam em 3.428 o número de mortos.

Leia Também: "Conspiração americana". Irão diz que Trump é "responsável pelas vítimas"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921307/trump-pede-novo-governo-no-irao-e-acusa-khamenei-de-ser-homem-doente#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes