Trump aumenta em 50% orçamento de Defesa face a conjuntura "perigosa"
- 08/01/2026
"Após longas e difíceis negociações com senadores, representantes, membros do gabinete e outros líderes políticos, determinei que, para o bem do nosso país, especialmente neste momento tão turbulento e perigoso, o nosso orçamento militar para 2027 deverá ser de 1,5 biliões de dólares, e não de 1 bilião de dólares", afirmou Trump nas redes sociais.
Para 2025, o Congresso norte-americano destinou aproximadamente 900 mil milhões de dólares para despesas militares, o valor mais elevado do mundo.
O reforço orçamental no próximo ano "permitir-nos-á construir o 'Exército dos Sonhos' a que temos direito há muito tempo e, mais importante, manter-nos-á SEGUROS e PROTEGIDOS, independentemente do inimigo", disse Trump.
O Presidente norte-americano acrescentou que se sente confortável em aumentar as despesas militares devido ao aumento das receitas geradas por medidas governamentais como as tarifas impostas a parceiros comerciais e adversários em todo o mundo desde o seu regresso ao cargo.
O aumento maciço dos gastos militares é anunciado dias depois de Trump ter ordenado uma operação militar para capturar em Caracas o líder venezuelano Nicolás Maduro e extraditá-lo para enfrentar acusações de tráfico de droga nos Estados Unidos.
As forças norte-americanas continuam a concentrar-se no Mar das Caraíbas.
Nos últimos dias, Trump defendeu ainda a anexação do território dinamarquês da Gronelândia por razões de segurança nacional e sugeriu estar aberto a realizar operações militares na Colômbia.
O Secretário de Estado Marco Rubio alertou ainda que o regime comunista de Cuba, um adversário de longa data, "está em apuros".
[Notícia atualizada às 00h02]
Leia Também: Agente do ICE que matou mulher "a recuperar no hospital", diz Trump














