Três ataques de tubarão em menos de 48h: Duas vítimas em perigo de vida
- 19/01/2026
Em menos de dois dias, três pessoas foram atacadas por tubarões em Sydney, na Austrália - e duas das vítimas são crianças.
O primeiro incidente aconteceu na tarde de domingo na Shark Beach (na tradução livre Praia do Tubarão), num subúrbio da capital australiana. Nessa altura, um grupo de crianças estava a saltar numas rochas na costa quando, de repente, um tubarão saltou da água e mordeu um rapaz de 12 anos.
O rapaz foi retirado do mar pelos amigos, que chamaram também as autoridades para o local. Segundo a polícia, se não tivessem sido as outras crianças, provavelmente não teria sobrevivido.
"As ações dos seus amigos, não foram nada menos do que bravura. Foi um resgate corajoso", afirmou o comandante daquela área marítima, Joseph McNulty, citado pela BBC.
A polícia marítima ao chegar ao local, deparou-se com uma "cena horrenda", mas agiu com celeridade, pondo o rapaz numa lancha e criando torniquetes nas pernas do rapaz para estancar a hemorragia.
O rapaz de 12 anos encontra-se ainda em estado crítico no hospital. "Ele está a enfrentar a luta da sua vida agora", continuou McNulty.
O segundo ataque aconteceu já esta segunda-feira e numa outra praia, a cerca de 30 quilómetros de distância (por terra). Neste incidente, um tubarão atacou um rapaz de 11 anos, que estava no mar a surfar. O animal conseguiu apenas morder a prancha de surf do jovem, deixando o menor ileso.
Contudo, perante o novo ataque, a polícia alertou todos os residentes para estarem alertas e evitarem entrar no mar.
Horas depois, uma terceira pessoa era atacada e, desta vez, o tubarão não deixou a vítima escapar.
O último ataque aconteceu numa outra praia - esta muito próxima da do incidente anterior. Deste incidente sabe-se apenas que o homem estaria também a surfar quando o tubarão atacou, tendo sido retirado da água por outros visitantes da praia.
A vítima foi levada de urgência para o hospital tendo ferimentos graves também nas pernas, à semelhança do primeiro caso. O homem encontra-se em estado crítico.
Os incidentes reiterados e num curto espaço de tempo levaram as autoridades a encerrarem o acesso a todas as praias naquela região até a segurança ser restaurada.
Até ao momento, ainda não foi possível determinar se os ataques foram levados a cabo pelo mesmo tubarão ou por animais distintos que estejam a frequentar a mesma zona. As autoridades acreditam, no entanto, que o autor do primeiro incidente seja um tubarão-touro, considerado uma das espécies mais agressivas deste animal.
A Austrália, note-se, é um dos locais mais perigosos do mundo no que toca a ataques de tubarão. Em 2025, cinco pessoas morreram devido a estes incidentes, incluindo uma criança de nove anos.
Leia Também: Surfista de 11 anos escapa ileso a 2.º ataque de tubarão em Sydney em 24h














