Três acidentes ferroviários em Espanha em 3 dias: Os detalhes (e imagens)

  • 21/01/2026

Um novo acidente ferroviário está a chocar Espanha. Desta vez, na região de Gelida, na Catalunha, um comboio colidiu com um muro de contenção que estava caído sobre os carris, tendo causado o descarrilamento das carruagens, na noite de terça-feira, pelas 21h02 locais (20h02, em Lisboa). Até ao momento, há uma vítima mortal e mais de 30 feridos. Mas, o que se sabe?

 

O incidente, recorde-se, aconteceu dias depois de dois comboios de alta velocidade colidirem em Córdoba, Espanha, no domingo, que resultou de, pelo menos, 42 vítimas mortais e dezenas de feridos.

Já o descarrilamento na Catalunha fez 37 feridos e, pelo menos, cinco estão em estado grave. Há, até ao momento, a confirmação de uma vítima mortal, tratando-se do maquinista do comboio. 

No local estiveram três membros do governo catalão: a ministra do Território, Sílvia Paneque, a ministra do Interior, Núria Parlon, e o ministro da Presidência, Albert Dalmau.

Ainda na terça-feira, houve um outro incidente com um comboio perto de Girona, que transportava 10 passageiros. Não houve feridos.

Pode ver as imagens do local na galeria acima.

O ministério do Negócios Estrangeiros confirmou ao Notícias ao Minuto não haver nenhum português entre as vítimas do acidente em Gelida: "Nenhum nacional português consta entre os acidentados, de acordo com os Mossos d’Esquadra".

O que terá causado o acidente?

O acidente envolveu um comboio da linha 4 da Rodalies entre Gelida e Sant Sadurní d'Anoia, Barcelona. O serviço ferroviário foi suspenso e só deverá ser restabelecido quando forem "concluídas as inspeções à infraestrutura" e estiverem cumpridos os requisitos de segurança, de acordo com o site oficial de comboios da Catalunha. 

O acidente terá sido causado por um muro caído sobre a via após um deslizamento de terra provocado pelas chuvas fortes que atingiram a Catalunha ao longo do dia de terça-feira. Ainda antes do acidentes, já haviam sido registados diversos problemas na ferrovia local, devido ao temporal. 

A vítima mortal e os feridos

Até ao momento, há apenas uma vítima mortal confirmada, tratando-se do maquinista do comboio. Quanto aos feridos, superam as três dezenas (37). Sabe-se ainda que, pelo menos, cinco dos feridos se encontram em estado grave.

Segundo o Corpo de Bombeiros, maior parte dos feridos encontrava-se na primeira carruagem, que sofreu o impacto mais forte.

Para o local foram enviadas cerca de 15 ambulâncias e 11 equipas de bombeiros, referiram fontes dos Mossos d'Esquadra (Polícia da Catalunha). O serviço de emergência 112 recebeu 28 chamadas relacionadas com o acidente.

Morreu maquinista do comboio que colidiu com um muro em Barcelona

Morreu maquinista do comboio que colidiu com um muro em Barcelona

O maquinista do comboio de Rodalies que esta noite colidiu contra um muro de contenção que caiu na linha entre Gelida e Sant Sadurní d'Anoia, na região de Barcelona, morreu.

Lusa | 22:49 - 20/01/2026

No mesmo dia... houve um outro acidente

Também na terça-feira, um pouco antes do descarrilamento em Gelida, houve um outro incidente com um comboio perto de Girona, que transportava 10 passageiros.

O acidente aconteceu na linha R1 da rede suburbana de Rodalies, entre Maçanet Massanes e Tordera (Barcelona) e, ao que tudo indica, o comboio terá colidido com pedras caídas nos carris. Deste descarrilamento não há a registar vítimas mortais ou feridos. 

Em três dias, três acidentes ferroviários em Espanha

De recordar que, no domingo passado, dois comboios de alta velocidade colidiram no município de Adamuz, em Córdoba. Do acidente resultaram, pelo menos,  42 vítimas mortais e vários feridos.

O comboio de alta velocidade Iryo 6189, procedente de Málaga-María Zambrano e com destino a Madrid-Atocha, descarrilou pelas 19h45 locais de domingo. As suas duas últimas carruagens invadiram a via contrária e embateram num comboio Alvia de longo curso Madrid-Huelva, que passava na linha invadida nesse momento.

As duas primeiras carruagens do Alvia foram projetadas para fora da linha ferroviária e caíram num aterro de quatro metros de altura, tendo os seus passageiros sido os mais gravemente afetados.

Este acidente é já considerado o mais grave acidente ferroviário ocorrido em Espanha desde o descarrilamento do comboio de alta velocidade de 24 de julho de 2013, em Angrois, perto de Santiago de Compostela. Na altura, 80 pessoas morreram e 144 ficaram feridas.

[Notícia atualizada às 10h42]

Córdoba: Há desaparecidos por encontrar. Investigação?

Córdoba: Há desaparecidos por encontrar. Investigação? "Tudo em aberto"

Governo espanhol esclareceu, ainda, que não há até agora qualquer indício de sabotagem, em resposta a uma pergunta dos jornalistas sobre essa possibilidade.

Lusa | 12:31 - 20/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923268/dois-dias-tres-acidentes-ferroviarios-em-espanha-tudo-o-que-se-sabe#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes