"Trepam e rebolam". Pandas aproveitam dia de neve nos EUA. Veja

  • 27/01/2026

O mau tempo veio para ficar - cá e lá fora - provocando centenas de ocorrências um pouco por todo o lado. Contudo, as baixas temperaturas, aliadas a uma chuva intensa proporcionam momentos divertidos na neve, tanto para humanos como para animais.

 

É o caso no Jardim Zoológico de D.C., nos Estados Unidos, onde os pandas gigantes foram vistos, e filmados, às cambalhotas e a brincar na neve.

Na sua página de Instagram, o Zoo partilhou um vídeo de Qing Bao e Bao Li a rebolarem pelo seu recinto, a trepar por troncos de madeira e a passearem com diversos brinquedos.

"A 25 de janeiro, os pandas gigantes do Zoo nacional, Bao Li e Qing Bao, tiraram completo proveito do dia de neve: trepando, rebolando e brincando com os seus brinquedos na neve", escreveu o jardim na mesma publicação. "Qing Bao, em particular, parece ter gostado da neve, enquanto o Bao Li exibiu as suas habilidades acrobáticas para ela em frente ao portão de boas-vindas".

O jardim fez ainda questão de realçar que os pandas, tal como todos os outros animais, estavam na neve por escolha, dado que tinham entradas disponíveis para entrarem num espaço coberto e aquecido, se assim quisessem.

Pode ver o vídeo dos pandas gigantes a brincar na neve na nossa galeria.

Japão fica sem pandas pela primeira vez em 54 anos

Do outro lado do pacífico, no arquipélago do Japão vive-se outra situação relacionada com dramas - esta já não tão feliz.

No domingo, centenas de pessoas dirigiram-se ao zoo de Ueno, em Tóquio, para se despedirem dos últimos dois pandas no país, que regressam esta terça-feira à China.

A partida dos gémeos Xiao Xiao e Lei Lei, que nasceram naquele mesmo jardim em 2001, vai deixar o Japão sem os animais pela primeira vez em 54 anos, desde 1972, quando os dois países estabeleceram laços diplomáticos.

Na última despedida aos gémeos, dezenas de pessoas foram captadas em imagens a chorar convulsivamente enquanto esperavam numa fila que, para alguns, durou mais de três horas a terminar.

"Testemunhar o crescimento deles, especialmente desde que eram tão pequenos, tem sido um prazer", confessou uma mulher à BBC.

"Eu trago aqui o meu filho desde que ele era um bebé, por isso, espero que esta fique uma boa memória para ele. Estou feliz que tenhamos conseguido vir hoje, para nos lembrarmos deles", contou uma outra mulher ao mesmo órgão.

O fim da parceria entre a China e o Japão no empréstimo destes animais surge após o primeiro-ministro japonês, Sanae Takaichi, ter dito em novembro que Tóquio iria intervir militarmente se a China atacasse Taiwan.

Na altura, o regresso dos gémeos a Pequim já estava a ser planeado, mas falava-se também na possibilidade de enviar outro casal de pandas para o Japão. Desde esse incidente, as negociações não foram retomadas.

A República da China usa pandas como um gesto de boa fé para com os seus aliados internacionais desde a sua fundação em 1949. Em troca, os países que recebem os animais pagam uma taxa anual de quase um milhão de euros.

Leia Também: Japão despede-se dos últimos pandas (que regressam à China)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2927139/trepam-e-rebolam-pandas-aproveitam-dia-de-neve-nos-eua-veja#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes