Transportava armas para o Comando Vermelho em almofadas. Foi detida

  • 12/11/2025

Uma mulher de 30 anos foi detida pela Polícia Civil brasileira, na terça-feira, dia 11 de novembro, quando transportava 30 armas de fogo que, depois, seriam entregues no complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. 

 

Conta o site brasileiro g1 que a mulher, Gilmara Barbosa dos Reis Assis, foi intercetada durante uma operação no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, no Sul Fluminense.

Gilmara terá sido contratada para transportar o armamento até ao Rio de Janeiro. Já no Rio, as armas seriam entregues a um motorista TVDE, que depois entregaria o material a membros do Comando Vermelho. 

O arsenal de armas estava num autocarro de turismo que saiu do bairro Brás, em São Paulo, estando escondido dentro de almofadas encaixotadas na mala do veículo. O peso das caixas chamou à atenção dos polícias que, além das armas, encontraram ainda 63 carregadores.

A Polícia Civil adiantou ainda que continua a investigar para identificar mais pessoas envolvidas. 

De recordar que, no dia 28 de outubro, foi levada a cabo uma megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, com o objetivo de combater o avanço territorial da organização do Comando Vermelho. Foi considerada a operação mais letal do Brasil, sendo que foram confirmadas mais de 120 mortes.

Cerca de 2.500 agentes mobilizados apreenderam 93 espingardas e "enormes" quantidades de droga, naquela que foi descrita pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, como "a maior operação das forças de segurança do Rio de Janeiro". A ação estava, de acordo com o responsável, integrada na Operação Contenção - uma iniciativa permanente do governo local contra o Comando Vermelho.

Como represália, os criminosos barricaram vários locais da zona Norte da capital do estado, nomeadamente a Avenida Brasil, a Linha Vermelha e a Cidade de Deus, com recurso a pelo menos 50 autocarros e a carros roubados.

Megaoperação no Rio de Janeiro: O que se sabe e o que falta esclarecer?

Megaoperação no Rio de Janeiro: O que se sabe e o que falta esclarecer?

Megaoperação policial no Rio de Janeiro contra o crime organizado que matou, pelo menos, 121 pessoas, já entrou para a história como a mais letal de sempre naquele estado brasileiro. Mas nem tudo está já esclarecido.

Notícias ao Minuto | 18:53 - 30/10/2025

Como se formou a maior organização criminosa do Brasil?

O Comando Vermelho, também conhecido como CV, é uma das organizações criminosas mais antigas e influentes do Brasil - foi formada na década de 1970 por reclusos do Instituto Penal Cândido Mendes, em Ilha Grande, onde estavam presos comuns e presos políticos durante a Ditadura Militar. 

"O Comando Vermelho nasce no interior dos presídios, no coração do Estado. Na convivência com as pessoas presas pela Lei de Segurança Nacional. Inicialmente, era chamado de Falange da Segurança Nacional. Depois vira Falange Vermelha. E, anos depois, a imprensa vai nomear como Comando Vermelho (CV)", explicou a socióloga Carolina Grillo, da Universidade Federal Fluminense, à BBC.

Comando Vermelho. Como se formou a maior organização criminosa do Brasil?

Comando Vermelho. Como se formou a maior organização criminosa do Brasil?

Uma megaoperação contra o Comando Vermelho acabou por se tornar na mais letal de sempre, com a morte de mais de 100 pessoas, no Rio de Janeiro. Mas, afinal, o que é e como se formou a maior organização criminosa do Brasil?

Márcia Guímaro Rodrigues | 20:14 - 29/10/2025

Leia Também: Operação policial no Rio? Foi "chacina eleitoral", diz ator Wagner Moura

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2887453/transportava-armas-para-o-comando-vermelho-em-almofadas-foi-detida#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes