Trabalhador soterrado após torre cair em Roma resgatado com vida

  • 04/11/2025

O trabalhador que ficou soterrado após o desabamento parcial da Torre dei Conti, em Roma, Itália, foi resgatado com vida, ao final da noite desta segunda-feira, após 11 horas sob os escombros.

 

Segundo os bombeiros locais, o homem, um cidadão romeno de 66 anos, "foi resgatado com vida" e entregue aos serviços de emergência "para ser transportado para o hospital", pelas 23h00 locais (22h00 em Lisboa).

No total, 140 elementos do Corpo Nacional de Bombeiros participaram nas operações de busca e resgate.

À agência de notícias italiana ANSA, fontes médicas adiantaram que o trabalhador está "em estado extremamente grave", tendo sofrido uma paragem cardiorrespiratória quando entrou para a ambulância. 

Recorde-se que a Torre dei Conti desabou parcialmente pelas 11h30 locais (10h30 em Lisboa) durante obras de restauro. Cerca de 1h30 depois, pelas 12h45 locais (11h45), ocorreu um segundo desabamento durante as operações de resgate.

Em declarações aos jornalistas no local, o comandante do Corpo de Bombeiros de Roma, Adriano de Acutis, afirmou que "foram 12 horas de trabalho contínuo e exaustivo" e que "o homem permaneceu consciente o tempo todo, inclusive ao sair". 

Também o autarca de Roma, Roberto Gualtieri, destacou que o "o trabalhador foi retirado com vida dos escombros", encontrando-se em "estado crítico". "Antes de mais nada, queremos agradecer sinceramente aos bombeiros pelo seu extraordinário empenho. Fizeram algo extraordinário", acrescentou.

Durante a tarde, os bombeiros conseguiram estabelecer contacto com o trabalhador e "conseguiram protegê-lo", adiantou o autarca de Roma, Lamberto Giannini.

Além do trabalhador soterrado, o desabamento provocou outros três feridos. Um trabalhador sofreu um traumatismo craniano e foi transportado para o Hospital San Giovanni, enquanto outros dois sofreram ferimentos leves e recusaram atendimento hospitalar. 

Também um bombeiro foi transportado para o hospital com problemas oculares causados pelos detritos e pó provocados durante o segundo desabamento. 

A Torre dei Conti, que remonta ao início do século XIII, está a ser restaurada graças a fundos da União Europeia (UE).

"As intervenções servirão para valorizar o imóvel e torná-lo acessível ao público (cidadãos e turistas), particularmente como um museu dedicado às fases mais recentes dos Fóruns Imperiais e um Centro de Serviços para a Área Arqueológica Central", explicou a autarquia de Roma.

Mandada construir pelo Papa Inocêncio III como residência para a família, a torre foi danificada num terramoto em 1349 e sofreu colapsos subsequentes no século XVII.

A Procuradoria de Roma abriu um inquérito sobre o desabamento parcial da Torre dei Conti. Em causa poderá estar um crime de negligência.

Pode ver um vídeo do resgate do trabalhador soterrado na Torre dei Conti na galeria acima.

Leia Também: Itália convoca embaixador russo após comentários sobre desabamento em Roma

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2882140/trabalhador-soterrado-em-italia-resgatado-com-vida-apos-11h-nos-escombros#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes