Teerão avisa Trump que ameaça sobre protestos é "imprudente e perigosa"

  • 03/01/2026

"A mensagem do Presidente Trump, provavelmente influenciada por aqueles que temem a diplomacia ou acreditam erradamente que é inútil, é imprudente e perigosa", criticou o ministro iraniano.

 

O chefe da diplomacia de Teerão comentou que, embora o movimento de protesto contra o custo de vida no Irão tenha sido em grande parte pacífico, "os ataques criminosos contra propriedade pública são intoleráveis".

Anteriormente, um conselheiro do líder supremo do Irão já tinha avisado hoje o Presidente norte-americano para "ter cuidado" depois de Trump ter ameaçado intervir nesta crise.

"Trump deveria saber que qualquer interferência neste assunto interno irá desestabilizar toda a região e prejudicar os interesses norte-americanos", escreveu, nas redes sociais, Ali Larijani, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão.

O líder da Casa Branca afirmou hoje de manhã que, "se o Irão disparar contra manifestantes pacíficos e os matar violentamente, como costuma fazer, os Estados Unidos da América irão em seu auxílio", adicionando que os militares norte-americanos estão "prontos, armados e preparados para intervir".

O último balanço indicava sete mortos em confrontos entre manifestantes e forças de segurança desde o início dos protestos no Irão, no domingo.

Como pano de fundo desta crise, a moeda nacional, o rial, perdeu mais de um terço do seu valor face ao dólar no último ano, enquanto a hiperinflação de dois dígitos tem vindo a corroer o poder de compra dos iranianos há anos, num país sufocado pelas sanções internacionais relacionadas com o programa nuclear de Teerão.

A taxa de inflação em dezembro foi de 52% em comparação com o ano anterior, segundo o Centro Estatístico Iraniano, um organismo oficial.

Estes protestos, contudo, não são ainda comparáveis ao movimento que abalou o Irão no final de 2022, após a morte de Mahsa Amini, uma jovem iraniana presa por alegadamente usar um véu islâmico de forma incorreta.

Em junho do ano passado, os Estados Unidos juntaram-se a Israel nos bombardeamentos a instalações nucleares no Irão, sob o pretexto de interromper a produção de armamento atómico, que Teerão tem reiteradamente negado.

Leia Também: Eis os principais protestos no Irão nos últimos 25 anos: Recorde

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912781/teerao-avisa-trump-que-ameaca-sobre-protestos-e-imprudente-e-perigosa#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes