Supremo permite novos distritos de voto na Califórnia que favorecem democratas

  • 05/02/2026

Nenhum juiz manifestou discordância com a ordem breve.

 

Os juízes tinham permitido anteriormente que o mapa favorável aos republicanos do Texas fosse usado em 2026, apesar de uma decisão de um tribunal inferior ter determinado que aquele, provavelmente, discrimina com base na raça.

O juiz conservador Samuel Alito escreveu em dezembro que parecia que ambos os estados adotaram novos mapas com vantagem política, o que o tribunal superior já determinou anteriormente que não pode ser a base para um processo federal.

Os republicanos, juntamente com a administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alegaram que o mapa da Califórnia dependia de forma inadequada da raça. Mas um tribunal inferior discordou por uma votação de 2-1.

A ordem não assinada dos juízes mantém em vigor distritos que foram criados para virar até cinco lugares atualmente ocupados por republicanos, parte de uma batalha nacional de redistribuição dos eleitores em retaliação promovida pelo presidente Donald Trump, com o controlo do Congresso em jogo nas eleições intercalares.

No ano passado, a pedido de Trump, os republicanos do Texas redesenharam os distritos para o Congresso do estado visando ganhar cinco lugares.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, um democrata que ambiciona concorrer às presidenciais de 2028, prometeu responder na mesma moeda, embora tivesse de conquistar os eleitores, e não apenas os legisladores, para o fazer.

As candidaturas às primárias para o Congresso na Califórnia começam na segunda-feira.

Leia Também: Governador da Califórnia insta Europa a ter "coragem" contra Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2933170/supremo-permite-novos-distritos-de-voto-na-california-que-favorecem-democratas#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes