Somalilândia: Reconhecimento ligado à segurança no mar Vermelho?

  • 18/01/2026

O reconhecimento da Somalilândia por Israel, anunciado em 26 de dezembro de 2025, marcou um momento inédito na política internacional, ao tornar o Estado israelita o primeiro país do mundo a reconhecer formalmente a independência desta região separatista da Somália, proclamada em 1991, mas até agora sem aval internacional, apesar de, em 2024, ter havido uma primeira tentativa de reconhecimento por parte da Etiópia.

 

De uma forma geral, a professora universitária Maria João Tomás e os investigadores da organização Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (ACLED, na sigla em inglês) Jalale Getachew Birru - analista em temas da África Oriental - e Ameneh Mehvar - analista em temas do Médio Oriente - consideraram que a decisão israelita representa uma relevante mudança geopolítica no Corno de África e no mar Vermelho, colocando a Somalilândia no centro de uma disputa estratégica entre diferentes blocos regionais e globais.

Para os analistas, existem algumas justificações para este reconhecimento.

Por um lado, a "segurança no mar Vermelho": "A extensa linha costeira da Somalilândia ao longo do golfo de Áden e a sua proximidade ao estreito de Bab al-Mandeb são vitais para a segurança marítima de Israel, sobretudo tendo em conta a ameaça contínua das forças Huthis, [grupo rebelde] do Iémen", alegadamente financiado pelo Irão, indicaram os analistas do ACLED, numa resposta conjunta à Lusa, por escrito.

Desde 2023, após o ataque de 07 de outubro, que os Hutis têm feito investidas no mar Vermelho a embarcações que se dirigem a Israel, como forma de retaliação à situação atual na Palestina.

No entanto, dados da ACLED citados pelos investigadores mostram que os ataques dos Huthis a navios comerciais diminuíram em 2025 face a 2024 (sete e 150, respetivamente).

Por seu turno, Maria João Tomás recordou o interesse geoestratégico que o território somali representa como zona de passagem para o canal do Suez, por onde passa 13% a 14% da circulação de comércio mundial, que vai sobretudo fornecer a Europa, mas que tem sido alvo de pirataria e dos rebeldes do Al-Shebab.

Os investigadores do ACLED salientaram também a possibilidade de uma "presença militar" e "acesso à informação": "Há relatos de que os dois países estão a discutir o estabelecimento de uma base militar israelita ou de um posto avançado de recolha de informações na Somalilândia, o que daria a Israel uma estação de 'alerta precoce' próxima de atividades alinhadas com o Irão no mar Vermelho".

Outra justificação apontada pelos analistas da ACLED é o "contrabalançar de influências rivais": "O reconhecimento permite a Israel estabelecer uma presença numa região onde a Turquia e o Qatar exercem influência significativa através do seu apoio ao Governo Federal da Somália, em Mogadíscio".

Birru e Mehvar salientaram também a "função diplomática", que permitirá a Jerusalém expandir "as suas relações diplomáticas apesar das críticas internacionais, enquadrando-se numa narrativa mais ampla dos Acordos de Abraão, de criação de novas parcerias com atores não árabes e de maioria muçulmana".

Questionados sobre as acusações do Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, segundo as quais Israel pretenderia utilizar a Somalilândia para reinstalar palestinianos e instalar uma base militar, os especialistas dividem opiniões. 

Os analistas da ACLED afirmam não existir qualquer prova pública ou verificável que sustente a existência de um plano concreto nesse sentido, mas Maria João Tomás reconhece que estas afirmações do chefe de Estado somali não devem ter surgido ao acaso, apesar de concordar que não existe nada oficialmente.

Por fim, os analistas salientaram que, a nível internacional, o reconhecimento da Somalilândia por Israel gerou uma forte reação negativa, com a União Africana e a Liga Árabe a manifestarem oposição à decisão, defendendo a integridade territorial da Somália.

Leia Também: UA pede a Israel que revogue reconhecimento da Somalilândia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921438/somalilandia-reconhecimento-ligado-a-seguranca-no-mar-vermelho#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes