Somália anuncia morte de 18 extremistas em operação apoiada pelos EUA
- 09/01/2026
As forças somalis, "em coordenação com os seus parceiros internacionais, em particular os Estados Unidos, realizaram esta noite uma operação planeada no distrito de Saakow", indicou o Ministério da Defesa num comunicado emitido esta madrugada.
Segundo a mesma fonte, a operação teve como alvo uma fábrica utilizada pelo Al-Shebab para a produção e preparação de artefactos explosivos, "a maior instalação de explosivos operada pelo grupo".
A instalação foi "completamente destruída" durante a operação, precisou o ministério, sublinhando que o ataque resultou na "eliminação de 18 militantes do Al-Shebab, incluindo engenheiros envolvidos no fabrico de explosivos e em atividades destinadas a prejudicar o povo somali".
O Ministério da Defesa acrescentou que estas operações demonstram a "estreita cooperação" entre as Forças Armadas somalis e os aliados internacionais no "esforço contínuo para derrotar o Al-Shebab".
A Somália intensificou as operações militares contra o grupo extremista desde que o Presidente do país, Hassan Sheikh Mohamud, anunciou em agosto de 2022 uma "guerra total" contra os terroristas.
Desde então, o Exército, apoiado por sucessivas missões da União Africana (UA), tem realizado múltiplas ofensivas contra o grupo, por vezes com a colaboração militar dos EUA e da Turquia em bombardeamentos aéreos.
O Al-Shebab, grupo afiliado desde 2012 à rede terrorista Al-Qaida, comete frequentes atentados para derrubar o Governo central, apoiado pela comunidade internacional, e instaurar um Estado islâmico ultraconservador.
O grupo controla zonas rurais do centro e do sul da Somália e também ataca países vizinhos como o Quénia e a Etiópia.
A Somália vive em estado de conflito e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem um Governo efetivo e nas mãos de milícias islâmicas e "senhores da guerra".
Leia Também: Somália nega acusação dos EUA de que destruiu armazém de ajuda alimentar














