Sobe para nove total de mortos em naufrágio junto ao porto moçambicano da Beira
- 29/10/2025
Os corpos foram detetados na terça-feira, dentro da embarcação naufragada, a cerca de 25 metros de profundidade, disse à Lusa a delegada na Beira da Autoridade Reguladora do Transporte Marítimo (Itransmar) moçambicana, Anabela Chaúque.
"Já foram localizados todos, porque localizaram a embarcação e estavam mesmo dentro da embarcação", explicou a delegada do Itransmar, acrescentando que devido ao estado de decomposição dos corpos, quatro indianos e um moçambicano, e das condições no local, só foi possível retirar os restos mortais de um dos tripulantes.
O incidente ocorreu em 16 de outubro, quando uma embarcação naufragou na baía da Beira, transportando 14 tripulantes de nacionalidade indiana e sete moçambicanos, para assistência e troca de tripulação do navio tanque "Sea Quest", ancorado na área, segundo informação anterior do Itransmar.
Entretanto, os trabalhos de resgate, disse Anabela Chaúque, vão ser reforçados com mergulhadores sul-africanos voluntários, além da comunidade marítima local.
"Ainda não sabemos qual vai ser o passo de hoje, se puxamos a embarcação até à Praia Nova e tiramos os corpos a partir de lá ou tiramos os corpos, um por um, a partir dali mesmo. Ainda não sabemos", acrescentou.
Pouco horas após o incidente foram recuperados os corpos de três cidadãos indianos, tripulantes da embarcação, e um quarto três dias depois, durante as operações de busca.
Com a localização destes últimos corpos sobe para nove o total de mortos, dos quais oito indianos e um moçambicano.
No momento do naufrágio tinham sido resgatados com vida seis tripulantes moçambicanos e outros seis indianos.
Leia Também: UE sem consenso sobre apoio militar letal contra terrorismo em Cabo Delgado














