Síria. Grupos armados atacam prisão com membros do Estado Islâmico

  • 19/01/2026

"O perímetro da prisão de Al-Shaddadi, a sul de Al-Hasakah, que alberga milhares de membros do Estado Islâmico, está sob ataque de homens armados, no meio de intensos confrontos com as nossas forças responsáveis pela proteção da prisão", afirmaram as FDS em comunicado.

 

A coligação curdo-árabe alertou que a situação de segurança na zona é "extremamente perigosa", sem atribuir o ataque a qualquer grupo específico.

As FDS são responsáveis pela gestão dos principais centros de detenção de jihadistas e dos campos que albergam as famílias dos combatentes do Estado Islâmico no nordeste da Síria.

O ataque ocorre no momento em que está a ser implementado um acordo assinado com o Governo sírio, que prevê a transferência gradual do controlo das áreas administradas pelas FDS para as forças governamentais.

Após duas semanas de confrontos, o Presidente interino sírio, Ahmad al-Sharaa, anunciou no domingo um cessar-fogo abrangente, que inclui a integração dos membros da aliança armada nas forças de segurança do Estado e a transferência de responsabilidades administrativas e de segurança para as instituições centrais.

Apesar do acordo, ambos os lados relataram novos confrontos hoje, incluindo dois ataques que causaram a morte de três soldados do Exército sírio.

Foi ainda registado pelo menos um ataque contra outra prisão que alberga detidos do Estado Islâmico, na província vizinha de Raqqa, conhecida como prisão de Al-Aqtan, igualmente sob controlo curdo.

Leia Também: Síria. Exército anuncia três mortos um dia depois de novo cessar-fogo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922242/siria-grupos-armados-atacam-prisao-com-membros-do-estado-islamico#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes