Separatistas no Iémen relatam pelo menos 80 mortes desde sexta-feira

  • 05/01/2026

Fonte do STC disse à agência France-Presse (AFP) que a operação resultou em pelo menos 80 mortes e 152 feridos entre as fileiras do movimento separatista, enquanto outros 130 combatentes foram feitos prisioneiros.

 

A Arábia Saudita tem pressionado o STC para que se retire dos territórios cujo controlo assumiu, na província petrolífera de Hadramaut e na vizinha província vizinha de Mahra, no leste do país.

Face à recusa do STC em se retirar, os separatistas acusam Riade de estar a apoiar uma operação das forças do Governo iemenita, lançada na sexta-feira.

Segundo a AFP, um oficial das forças apoiadas por Riade divulgou que "14 soldados foram mortos e mais de 30 ficaram feridos durante a ofensiva" que incluiu ataques aéreos contra as bases de al-Khasha e Barshid em Hadramaut.

O conflito territorial no sul do país tem sido ofuscado por anos de guerra civil entre o Governo iemenita e o movimento rebelde Huthi, que controla a capital, Sana, há cerca de uma década.

No auge do conflito, os separatistas do STC apoiaram de forma relutante as autoridades de Aden em troca de promessas de independência, num país que esteve dividido entre norte e sul até 1990.

No sábado, o Presidente do Iémen, Rashad Mohamed al-Alimi, confirmou que pediu à vizinha Arábia Saudita que acolha uma cimeira com os separatistas do sul do país.

Al-Alimi admitiu que "a causa do Sul é justa", mas defendeu que a solução do conflito "não pode ser monopolizada por uma única parte" nem "reduzida a medidas unilaterais ou a reivindicações de representação exclusiva".

Horas antes, a diplomacia da Arábia Saudita tinha convidado "todas as fações do Sul [do Iémen] a participarem ativamente na conferência", que visa encontrar "soluções justas (...) que satisfaçam as legítimas aspirações do povo".

Al-Alimi rejeitou de forma categórica a imposição de factos consumados pela força ou do uso de armas para obter ganhos políticos que não beneficiem o povo do sul do Iémen ou que produzam efeitos legais ou constitucionais.

O STC tomou vastas áreas do território nas últimas semanas, incluindo grandes partes das províncias vizinhas de Hadramout, fronteiriça com a Arábia Saudita e rica em petróleo, e de Mahra.

Leia Também: Separatistas do Sul do Iémen aceitam proposta de diálogo na Arábia Saudita

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2913648/separatistas-no-iemen-relatam-pelo-menos-80-mortes-desde-sexta-feira#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes