Senadora aliada de Petro encontrada viva após denúncia de rapto
- 11/02/2026
O ministro da Defesa, Pedro Sánchez Suárez, afirmou que a Guarda Indígena informou que encontrou a senadora Aída Quilcué e os seus guarda-costas, e que "estão todos bem".
"As nossas forças de segurança estão a avançar para a área. Mais informações serão divulgadas assim que estiverem disponíveis", adiantou.
Segundo o gabinete de Quilcué, que pertence ao povo indígena Nasa, a senadora foi sequestrada numa autoestrada na província de Cauca (sudoeste), a sua região natal.
O Presidente Petro, por seu lado, explicou que o veículo em que seguia Quilcué e membros da sua equipa de segurança foi intercetado por desconhecidos às 13h30 locais (18h30 GMT), numa zona onde os dissidentes da guerrilha das FARC são particularmente ativos.
"É uma declaração de guerra contra todos os povos indígenas de Cauca e do país", acrescentou o Presidente durante uma reunião de gabinete em Montería, capital do departamento caribenho de Córdoba, comentando o rapto da senadora da coligação governamental, Pacto Histórico.
Quilcué recebeu o Prémio Nacional de Direitos Humanos em 2021, um ano antes de assumir o seu lugar no Congresso.
Leia Também: Senadora aliada do presidente colombiano raptada. "Declaração de guerra"














