Rússia poderá perder 50 mil milhões de dólares/ano com novas sanções

  • 30/10/2025

Trata-se da primeira estimativa da Ucrânia sobre o custo que a Rússia terá de suportar com as sanções aplicadas aos dois gigantes do seu setor petrolífero, Lukoil e Rosneft, recentemente anunciadas pelos Estados Unidos.

 

"Prevemos que, se a pressão sobre Moscovo continuar de forma sólida e coerente, as perdas causadas apenas pelas medidas recentemente impostas ascenderão a pelo menos 50 mil milhões de dólares", escreveu Volodymyr Zelensky nas redes sociais.

As estimativas citadas por Zelensky constam de um relatório dos serviços secretos da Ucrânia, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

As sanções dos Estados Unidos, da União Europeia e de outros aliados de Kyiv visam afetar a capacidade da Rússia de financiar o esforço de guerra na Ucrânia, país que Moscovo invadiu em fevereiro de 2022.

Zelensky mostrou-se confiante de que os parceiros de Kyiv vão em breve impor novas sanções às exportações de petróleo russo.

Considerou que as distorções que as sanções possam causar no mercado internacional poderão ser compensadas com crude proveniente de países árabes.

Zelensky disse que os parceiros da Ucrânia estão a ter em conta as propostas de Kyiv de sanções às exportações de petróleo russas, que sustentam economicamente a máquina de guerra do presidente Vladimir Putin.

Também insistiu na necessidade de reforçar as medidas contra a chamada "frota fantasma" de petroleiros com que Moscovo contorna as sanções e continua a exportar para destinos proibidos.

O presidente ucraniano foi ainda informado pelo chefe do Serviço de Informações Externas sobre os planos que a China poderá ter a curto prazo relativamente à invasão russa da Ucrânia.

"É importante que a China contribua para os esforços destinados a travar as atuais tentativas russas de expandir e prolongar a guerra", afirmou.

"Os nossos diplomatas receberão as instruções adequadas de acordo com a informação das reuniões recentes na região", acrescentou.

Zelensky referia-se presumivelmente ao encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, realizado entretanto na Coreia do Sul, segundo a EFE.

Leia Também: Rússia atacou centrais térmicas em várias regiões da Ucrânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2879905/russia-podera-perder-50-mil-milhoes-de-dolaresano-com-novas-sancoes#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes