Rússia confirma pedido dos EUA para suspender ataques à Ucrânia

  • 30/01/2026

O pedido dos Estados Unidos referiu-se até ao dia 01 de fevereiro, data prevista para a segunda ronda de negociações trilaterais em Abu Dhabi.

 

"De facto, o presidente (Donald) Trump contactou pessoalmente o presidente (Vladimir) Putin para lhe pedir que se abstivesse, durante uma semana, até 01 de fevereiro, de realizar ataques contra Kyiv, a fim de criar condições favoráveis à realização de negociações", disse Dmitri Peskov, porta-voz presidencial.

Apesar do pedido, a Rússia disparou um míssil e lançou 111 aparelhos aéreos não tripulados (drones) contra 15 regiões da Ucrânia.

 Por outro lado, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, garantiu hoje que Kyiv não vai atacar instalações de fornecimento de energia na Rússia se Moscovo fizer o mesmo na Ucrânia.

As declarações do chefe de Estado ucraniano foram divulgadas um dia depois de o presidente norte-americano Donald Trump ter anunciado um alegado acordo com a Rússia para suspender os ataques contra o território ucraniano durante uma semana. 

Em declarações aos jornalistas em Kyiv, Zelensky frisou que se a Rússia não atacar as infraestruturas de produção e de fornecimento de energia, a Ucrânia suspende o mesmo tipo de ataques contra o território russo.

Leia Também: Trump alerta Reino Unido e Canadá contra laços comerciais com China

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2929238/russia-confirma-pedido-dos-eua-para-suspender-ataques-a-ucrania#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes