Retomados voos de expulsão de migrantes dos EUA para a Colômbia

  • 30/01/2026

A decisão foi anunciada na quinta-feira à noite, a poucos dias do encontro previsto entre os Presidentes colombiano, Gustavo Petro, e norte-americano, Donald Trump, previsto para a próxima terça-feira, na Casa Branca, avançou a agência de notícias France-Presse (AFP).

 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros colombiano afirmou que vão ser utilizados aviões militares, para garantir aos migrantes em situação irregular expulsos pelos Estados Unidos um "tratamento digno", de acordo com uma mensagem na rede social X.

O encontro de terça-feira vai acontecer depois de um ano de acesas discussões desde que Trump regressou ao poder, em janeiro de 2025.

Há um ano, Petro (de esquerda) tinha impedido a chegada de voos norte-americanos que transportavam pessoas expulsas, denunciando maus-tratos, o que desencadeou uma crise diplomática entre os dois países, tradicionalmente aliados.

Bogotá enviou depois aviões para ir buscar cidadãos colombianos e autorizou a aterragem de aeronaves norte-americanas, desde que os direitos dos migrantes fossem respeitados. Em maio, contudo, o Governo colombiano suspendeu as autorizações, alegando que Washington não estava a cumprir os acordos alcançados.

A crise ligada às expulsões, num contexto de ofensiva de Trump contra a imigração ilegal, foi o primeiro de muitos diferendos entre Bogotá e Washington, até então habituados a cooperar em matéria de segurança.

Petro chegou a comparar o homólogo norte-americano ao líder da Alemanha nazi Adolf Hitler e, durante uma visita a Nova Iorque, apelou às forças da ordem dos Estados Unidos para que desobedecessem a Trump.

Por seu lado, o republicano retirou ao Presidente colombiano o visto, qualificou-o de "barão da droga" e impôs-lhe sanções financeiras, acusando-o de não combater o tráfico de droga e deixando no ar a ameaça de uma intervenção militar na Colômbia.

Já este mês, os dois Presidentes acabaram por manter uma conversa telefónica, num tom cordial, marcando um encontro para 03 de fevereiro.

A reunião deverá permitir abordar estratégias para combater conjuntamente o narcotráfico na Colômbia, o maior produtor mundial de cocaína.

Leia Também: Diplomata dos EUA exalta relação transatlântica apesar do ruído mediático

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2929712/retomados-voos-de-expulsao-de-migrantes-dos-eua-para-a-colombia#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes