Reino Unido promete intervir junto de Pequim após condenação de Jimmy Lai

  • 09/02/2026

"Estamos ao lado do povo de Hong Kong", afirmou a secretária britânica dos Negócios Estrangeiros, Yvette Cooper.

 

A pena é a mais pesada alguma vez proferida ao abrigo da Lei de Segurança Nacional, imposta por Pequim em 2020, após os protestos pró-democracia -- por vezes violentos -- que abalaram o território em 2019.

Cooper afirmou ainda que Jimmy Lai foi sentenciado por "exercer o seu direito à liberdade de expressão" e que o processo foi "politicamente motivado".

"A Lei de Segurança Nacional de Pequim foi imposta em Hong Kong para silenciar críticos da China", sublinhou Cooper, acrescentando que, para Lai, de 78 anos, esta pena é "equivalente a uma sentença de prisão vitalícia". A ministra disse estar "profundamente preocupada com a saúde" do ativista e apelou à sua libertação para que possa "reunir-se com a sua família".

A governante revelou que o primeiro-ministro britânico abordou diretamente o caso com o Presidente chinês, Xi Jinping, durante uma visita oficial recente, abrindo o caminho a um "diálogo mais intenso" entre Londres e Pequim sobre a situação de Lai.

O Governo britânico afirmou que continuará a comprometer-se com a proteção da população de Hong Kong e a honrar os compromissos históricos assumidos sob a Declaração Conjunta Sino-Britânica, que define o estatuto da região após a transferência de soberania em 1997.

A sentença de 20 anos de prisão a Jimmy Lai tornou-se um foco de críticas internacionais, com líderes ocidentais, organizações de defesa dos direitos humanos e parlamentares europeus a condenarem o veredicto como um ataque à liberdade de imprensa e às liberdades civis na antiga colónia britânica.

Leia Também: Líder de Hong Kong considera que Jimmy Lai "mereceu" pena de 20 anos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2935831/reino-unido-promete-intervir-junto-de-pequim-apos-condenacao-de-jimmy-lai#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes