Reformado passa um mês preso após partilhar meme sobre morte de Kirk
- 01/11/2025
Larry Bushart, um polícia reformado de 61 anos, do Tennessee, nos Estados Unidos, passou mais de um mês preso na cadeia do Condado de Perry após partilhar uma publicação na rede social Facebook sobre a morte do ativista conservador Charlie Kirk.
O antigo polícia foi detido a 21 de setembro e passou cinco semanas detido por partilhar uma publicação que citava o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a dizer "temos de resolver isto" após um tiroteio numa escola chamada Perry High School, no Iowa, em 2024, e acrescentar que "isto aparece apropriado hoje".
A partilha do ex-polícia foi feita no mesmo dia em que os residentes do Condado de Perry estavam a organizar uma vigília pela morte de Charlie Kirk numa escola com um nome semelhante à que foi alvo de um tiroteio em massa - a Perry County High School.
Publicação partilhada por Larry Bushart© Reprodução/X
Citado pela agência de notícias The Associated Press, o xerife do Condado de Perry, Nick Weems, explicou que a maioria dos "memes de ódio" de Bushart eram formas legítimas de expressão, mas os residentes ficaram alarmados com a publicação sobre o tiroteio na escola, pensando que o ex-polícia estava a ameaçar a escola local.
"Os investigadores acreditam que Bushart tinha plena consciência do medo que a sua publicação iria causar e procurou intencionalmente criar histeria na comunidade", disse Weems.
Segundo o xerife, Bushart foi preso após recusar-se a apagar a publicação. A sua fiança foi estipulada em 2 milhões de dólares.
Imagens da 'bodycam' de um dos agentes que deteve Bushart na noite de 21 de setembro, obtidas pelo The Intercept, mostram o polícia confuso a dizer: "Só para esclarecer, a acusação é a seguinte: 'Ameaça de violência em massa numa escola'".
Em resposta, o homem defendeu que não ameaçou ninguém. "Já estive preso no Facebook, mas agora estou preso a sério", disse, entre risos. "Talvez eu tenha sido um idiota, mas..."
"Isto não é ilegal", respondeu-lhe o agente.
Após sair da cadeia, Bushart disse à rádio local WOPC estar "muito feliz por regressar a casa" após ter sido acusado de ameaça de violência em massa contra um estabelecimento de ensino.
"Não queria ser uma sensação mediática, mas aqui estamos", acrescentou, na quarta-feira.
EXCLUSIVE - WOPC is there as Larry Bushart walks free from the Perry County Jail after all charges were dismissed by the District Attorney. Bushart was being held on 2M dollar bond for ‘threatening mass violence’ with social media posts that caused concern in the community. pic.twitter.com/bWkEV3bHKo
— WOPC FM (@wopcfm) October 29, 2025
Agora, segundo adiantou o advogado Joshua Phillips ao The Washington Post, Bushart planeia processar as autoridades.
Quem foi Charlie Kirk?
Charlie Kirk, de 31 anos, foi o fundador da Turning Point USA, uma organização conservadora concentrada no ativismo universitário.
Nascido em Arlington Heights, um subúrbio de Chicago, Kirk era oriundo de uma família da classe média e desde jovem demonstrou interesse pela política.
Kirk, que apoiava o porte de armas de fogo, tornou-se numa das vozes mais conhecidas do movimento jovem conservador nos Estados Unidos próximo do Presidente Donald Trump.
O ativista conservador foi assassinado no dia 10 de setembro durante um evento na Utah Valley University, nos Estados Unidos.
Leia Também: Desinformação com IA sobre assassinato de Charlie Kirk chegou a Portugal














