Recluso no corredor da morte foi salvo minutos antes da execução
- 14/11/2025
Um recluso que estava prestes a ser executado foi salvo por um indulto, concedido minutos antes da sua execução, no estado norte-americano do Oklahoma.
Segundo as publicações internacionais, a administração da injeção letal estava marcada para as 10h00 (16h00 em Lisboa) mas, momentos antes, o governador do estado, Kevin Stitt, aceitou a recomendação do Conselho de Indultos e Liberdade Condicional - tendo agora sido a pena alterada para prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional.
Em causa está o caso de Tremane Wood, condenado à pena de morte depois de um roubo, em 2002, não ter corrido como esperado, tendo acabado por morrer uma pessoa. O roubo decorreu num hotel na cidade de Oklahoma, e a vítima mortal foi um migrante de 19 anos que trabalhava como agricultor, no estado do Montana.
Governor Stitt Accepts Pardon and Parole Board’s Recommendation. https://t.co/S969sDX7or
— Governor Kevin Stitt (@GovStitt) November 13, 2025
Wood, de 46 anos, admitiu que participou no roubo, mas sempre negou ter matado alguém, e referiu várias vezes que foi o irmão quem assassinou o jovem.
"Não sou um monstro, não sou um assassino. Nunca fui", explicou Tremane num vídeo que foi mostrado pela sua defesa. Por sua vez, a advogada referiu que Zjaiton, irmão de Wood, tinha admitido que já tinha matado algumas pessoas. O irmão morreu na prisão em 2019.
On November 5, the Oklahoma Pardon and Parole Board voted 3-2 to grant clemency for Tremane Wood—who is wrongfully serving time on death row for a murder he did not commit. Now, his life is in the hands of the Governor.
— Cyndi Munson (@CyndiMunsonOK) November 13, 2025
If you believe in justice, now would be the time to use… pic.twitter.com/LHhJDjvdlR
Antes do indulto ser concedido, a defesa chegou mesmo a solicitar ao Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos para travar a execução. Mas o pedido foi rejeitado.
Os esforços de Tremane tinham sido em vão até agora, dado que os procuradores continuaram a 'pintá-lo' como um criminoso muito perigoso que continuava a cometer crimes mesmo atrás das grades - incluindo o tráfico de droga, o contrabando de telemóveis e também a instigação de ataques na prisão.
McALESTER, Okla. (AP) — Oklahoma governor spares life of death row inmate Tremane Wood just before scheduled lethal injection. pic.twitter.com/TSI04oWq5o
— philip lewis (@Phil_Lewis_) November 13, 2025
Até agora, nos sete anos em que está no cargo, o governador do Oklahoma só tinha concedido um indulto semelhante uma outra vez.
Leia Também: China condena à morte cinco membros de rede criminosa ligada a burlas














