Recluso no corredor da morte foi salvo minutos antes da execução

  • 14/11/2025

Um recluso que estava prestes a ser executado foi salvo por um indulto, concedido minutos antes da sua execução, no estado norte-americano do Oklahoma.

 

Segundo as publicações internacionais, a administração da injeção letal estava marcada para as 10h00 (16h00 em Lisboa) mas, momentos antes, o governador do estado, Kevin Stitt, aceitou a recomendação do Conselho de Indultos e Liberdade Condicional - tendo agora sido a pena alterada para prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional.

Em causa está o caso de Tremane Wood, condenado à pena de morte depois de um roubo, em 2002, não ter corrido como esperado, tendo acabado por morrer uma pessoa. O roubo decorreu num hotel na cidade de Oklahoma, e a vítima mortal foi um migrante de 19 anos que trabalhava como agricultor, no estado do Montana.

Wood, de 46 anos, admitiu que participou no roubo, mas sempre negou ter matado alguém, e referiu várias vezes que foi o irmão quem assassinou o jovem.

"Não sou um monstro, não sou um assassino. Nunca fui", explicou Tremane num vídeo que foi mostrado pela sua defesa. Por sua vez, a advogada referiu que Zjaiton, irmão de Wood, tinha admitido que já tinha matado algumas pessoas. O irmão morreu na prisão em 2019.

Antes do indulto ser concedido, a defesa chegou mesmo a solicitar ao Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos para travar a execução. Mas o pedido foi rejeitado.

Os esforços de Tremane tinham sido em vão até agora, dado que os procuradores continuaram a 'pintá-lo' como um criminoso muito perigoso que continuava a cometer crimes mesmo atrás das grades - incluindo o tráfico de droga, o contrabando de telemóveis e também a instigação de ataques na prisão.

Até agora, nos sete anos em que está no cargo, o governador do Oklahoma só tinha concedido um indulto semelhante uma outra vez.

Leia Também: China condena à morte cinco membros de rede criminosa ligada a burlas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2888136/recluso-no-corredor-da-morte-foi-salvo-minutos-antes-da-execucao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes