Quem é Delcy Rodríguez, a presidente interina da Venezuela?

  • 05/01/2026

Nomeada no sábado pelo Supremo Tribunal, após a captura de Nicolás Maduro pelas forças norte-americanas, Delcy Eloína Rodríguez Gómez, de 56 anos, era vice-presidente desde 2018 e é a primeira mulher na história do país a liderar o executivo.

 

O parlamento, presidido pelo seu irmão Jorge Rodríguez, ainda não a convocou para prestar oficialmente juramento.

O exército venezuelano reconheceu hoje Delcy Rodríguez como presidente interina, segundo anunciou o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López.

De acordo com a Constituição, o seu mandato interino é de apenas 90 dias, podendo ser prorrogado por mais três meses pela Assembleia Nacional (parlamento).

No caso de declaração de vacância absoluta do lugar de Nicolás Maduro como Presidente, que ainda não foi decretada, a lei obriga a convocar eleições nos 30 dias seguintes.

De cabelo escuro e curto, óculos e um sorriso que os seus críticos consideram cínico, Delcy Rodríguez por vezes apelidada de "tigrilha" (referência a um felino na Venezuela), terá agora, segundo especialistas, de moderar os seus discursos inflamados contra o "imperialismo norte-americano".

Delcy Rodríguez foi ministra da Economia de 2020 a 2024, período durante o qual se aproximou do mundo empresarial, demonizado durante anos por Maduro e pelo seu predecessor Hugo Chávez (1999-2013).

O patronato considera-a uma gestora inteligente em matéria económica, aberta ao pragmatismo e mesmo ao diálogo. Ela abriu pontes entre o setor privado e o Governo que, alguns anos atrás, pareciam impossíveis.

É frequentemente descrita como o rosto moderado de uma possível transição na Venezuela, embora alguns analistas a coloquem na linha dura do chavismo, a corrente política de Maduro inspirada pelas ideias de Hugo Chávez.

Filha de um dirigente comunista que morreu em 1976 às mãos da polícia, ela e o irmão desprezam as quatro décadas de bipartidarismo democrático que precederam à chegada de Chávez ao poder.

A sua ascensão fulgurante até à vice-presidência apoiou-se na do seu irmão no "momento crítico" da chegada ao poder de Maduro em 2013, após a morte do muito popular Chávez.

Jurista, com um pós-doutoramento em Paris, Delcy Rodríguez foi ministra da Comunicação (2013-2014) e, como ministra dos Negócios Estrangeiros (2014-2017), assumiu a saída da Venezuela da Organização dos Estados Americanos (OEA), organização com sede em Washington.

Entre 2017 e 2018, presidiu à Assembleia Constituinte, criada pelo chavismo para contrariar o poder do parlamento que então havia passado para a oposição na sequência de eleições.

Assumiu a gestão do petróleo venezuelano, principal recurso do país que detém as maiores reservas mundiais comprovadas de petróleo bruto após a queda do poderoso ex-ministro do Petróleo e ex-vice-presidente Tareck El Aissami.

A queda em desgraça do ex-ministro, enviado para a prisão, é, segundo alguns analistas, obra da família Rodríguez.

Trump ameaça Delcy:

Trump ameaça Delcy: "Pagará mais caro do que Maduro" se não colaborar

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avisou hoje que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, "pagará mais caro do que Maduro" se "não fizer o que deve".

Lusa | 18:12 - 04/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2913693/quem-e-delcy-rodriguez-a-presidente-interina-da-venezuela#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes