Quatro mortos em desabamento em aterro sanitário nas Filipinas

  • 10/01/2026

Além dos quatro mortos, 34 pessoas estão desaparecidas, disse à agência France-Presse (AFP) Joel Garganera, membro do conselho municipal de Cebu.

 

Um balanço anterior dava conta de uma vítima mortal e de 38 desaparecidos.

Equipas de resgate com retroescavadoras continuavam a trabalhar hoje para encontrar sobreviventes após o desabamento no aterro sanitário.

Cerca de 50 de trabalhadores responsáveis pela recolha de lixo ficaram soterrados quando uma montanha de resíduos desabou no aterro de Binaliw, uma instalação privada em Cebu.

De acordo com um responsável local, o aterro sanitário tinha a altura de um edifício de 20 andares.

Os socorristas correm o risco de um novo desabamento de resíduos, disse à AFP Jo Reyes, uma socorrista de Cebu.

As operações "estão em curso", mas "de vez em quando, o aterro move-se", explicou Reyes. "Temos então de interromper temporariamente para garantir a segurança dos nossos socorristas", reforçou.

Pelo menos 12 funcionários foram encontrados vivos e estão hospitalizados.

"Regularmente, quando chove, ocorrem deslizamentos de terra ao redor da cidade de Cebu", afirmou ainda Joel Garganera. "Os resíduos são como uma esponja, absorvem muita água. Não é preciso ser um génio para entender que, em algum momento, um acidente vai acontecer", explicou.

Este membro do conselho municipal disse considerar alarmante a altura da pilha de resíduos.

Fotografias divulgadas pela polícia na sexta-feira, mostram uma montanha de resíduos numa colina com edifícios na base que, segundo um representante do município, abrigam escritórios administrativos.

A lixeira processa mil toneladas de resíduos sólidos por dia, lê-se no portal da operadora, Prime Integrated Waste Solutions, que não respondeu aos contactos da AFP.

Leia Também: Um morto e 38 desaparecidos em desabamento nas Filipinas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2916946/quatro-mortos-em-desabamento-em-aterro-sanitario-nas-filipinas#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes