Quase 70 pessoas sitiadas desde domingo em Moçambique devido às chuvas

  • 15/01/2026

"Temos cerca de 68 pessoas sitiadas, das quais 23 são crianças, 25 são mulheres e 20 homens. Estão sitiadas entre as localidades de Mafassitela e Hariane, no distrito de Mapai, ao longo do troço Mapai-Massangena", disse à Lusa a administradora do distrito, Maria Langa.

 

Segundo a responsável, estas pessoas ficaram bloqueadas quando seguiam viagem para o distrito de Massangena, saindo de Mapai, no norte da província de Gaza, tendo sido bloqueados ao longo do percurso pela força das águas, devido às chuvas intensas que caem um pouco por todo o país.

"Desde domingo que estão sitiadas e a alimentação também estamos a ajeitar dentro do possível, porque não temos como fazer a ajuda chegar até eles, não há como fazer isso sem o meio aéreo e a nossa sorte é que essas pessoas viajavam com um comerciante local que tinha os seus produtos e pedimos-lhe para ceder e vamos ressarci-lo", explicou a administradora local, referindo que as vítimas enfrentam também o problema de falta água potável.

Maria Langa disse que equipas no terreno, compostas sobretudo por elementos do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Serviço Nacional de Salvação Pública (Sensap) e membros das Forças Armadas estão a tentar resgatar as vítimas, com o Governo local a explicar que não é possível o recurso a barcos.

"Estão a cerca de 16 quilómetros da zona segura e pensávamos que ia ser possível resgatar através de marinheiros, com embarcação, mas não foi e a saída seria o meio aéreo. Juntamente com o Governo central estamos a trabalhar nisso para vermos a possibilidade de ter um meio aéreo, porque desde domingo até esta data já é muito tempo", disse a administradora.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) de Moçambique emitiu na quarta-feira um alerta vermelho para chuvas fortes a muito fortes nas próximas horas, sobretudo nas províncias de Gaza e Maputo, com risco elevado de cheias, inundações e descargas atmosféricas.

Este alerta abrange todas as regiões das províncias de Gaza e Maputo, no sul do país, consideradas as mais vulneráveis face à intensidade da precipitação prevista para as próximas horas.

No mesmo dia, a Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos de Moçambique estimou que pelo menos 400 mil pessoas estão em risco de serem retiradas compulsivamente das suas zonas de residência, devido ao risco de inundações na província de Gaza, sul do país. 

Ainda na quarta-feira, o Presidente moçambicano, Daniel Chapo, manifestou solidariedade com as populações afetadas pelas chuvas intensas, que estão a causar inundações e perdas de vidas em algumas províncias do país, e reconheceu danos materiais significativos. 

Em todo o país, desde o início da época chuvosa, em outubro, segundo o INGD, já morreram pelo menos 94 pessoas devido às fortes chuvas, situação que se agravou sobretudo desde o final de dezembro.

Leia Também: Governador de Maputo quer demolição de casas que bloqueiam escoamento

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919784/quase-70-pessoas-sitiadas-desde-domingo-em-mocambique-devido-as-chuvas#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes