Putin homenageia irmão que morreu durante Cerco a Leninegrado. Há vídeo
- 29/01/2026
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, prestou homenagem ao seu irmão mais velho, Viktor, que morreu quando tinha apenas dois anos durante o cerco alemão a Leninegrado.
Segundo o Kremlin, o presidente russo depositou flores na vala comum onde está enterrado o irmão Viktor, que morreu no inverno de 1942 - dez anos de Vladimir Putin nascer. O menino, nasceu em 1940, e morreu de difteria durante o Cerco a Leninegrado
O cerco militar à cidade de Leninegrado, atual São Petersburgo, foi um dos maiores cercos de sempre, tendo durado 872 dias, de 8 de setembro de 1941 a 27 de janeiro de 1944. Acredita-se que mais de meio milhão de pessoas tenham morrido durante esse período.
Cerca de 420 mil civis residentes em Leninegrado, incluindo o irmão de Putin, e 70 mil soldados estão enterrados em 186 valas comuns e seis mil sepulturas no Cemitério Memorial Piskarevskoye.
Na passada terça-feira, 27 de janeiro, dia em que se assinalou o 82.º aniversário do fim do cerco a Leninegrado, Putin visitou também o complexo histórico-militar Nevsky Pyatachok, na região de Leningrado, onde depositou flores no monumento Landmark Stone.
"Nevsky Pyatachok é uma pequena ponte na margem esquerda do rio Neva, onde soldados soviéticos lutaram contra forças inimigas superiores desde os primeiros dias do cerco, impedindo-os de avançar sobre Leningrado", explicou o Kremlin, no seu site.
EUA recordaram história da família de Putin após início da invasão da Ucrânia
Em março de 2022, cerca de duas semanas após o início da invasão russa da Ucrânia, o então secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, recordou a história da família de Vladimir Putin, comparando o cerco às cidades ucranianas ao cerco a Leninegrado.
"Esse cerco afetou milhões de famílias russas, incluindo a do presidente Putin, cujo irmão foi uma das muitas vítimas. Agora, a Rússia está a matar de fome cidades como Mariupol. É vergonhoso. O mundo está a dizer à Rússia para parar imediatamente com esses ataques. Deixem entrar alimentos e medicamentos. Deixem as pessoas saírem em segurança e acabem com esta guerra contra a Ucrânia", afirmou Blinken.
Veja o momento em que Putin deposita flores na vala comum do irmão na galeria acima.
Leia Também: Putin disposto a receber Zelensky (desde que seja em Moscovo)














