Projeções dão vitória ao partido centrista D66 nos Países Baixos

  • 31/10/2025

O líder do D66 (força política também apresentada como liberal progressista) Rob Jetten, de 38 anos, poderá tornar-se o mais jovem chefe de Governo da quinta maior economia da União Europeia (UE), mas deverá enfrentar longas negociações para formar uma coligação governamental.

 

Segundo a ANP, ainda falta apurar uma circunscrição e os resultados finais deverão ser conhecidos na noite de segunda-feira. Também falta contar os votos dos neerlandeses que vivem no estrangeiro.

De acordo com as projeções, neste momento, Jetten detém uma vantagem de 15.155 votos sobre Wilders.

Cerca de 13,4 milhões de eleitores dos Países Baixos foram chamados às urnas na quarta-feira para votar nas terceiras eleições legislativas em cinco anos.

Os neerlandeses que vivem no estrangeiro sempre votaram em partidos mais centristas e de esquerda. Nas últimas eleições, em 2023, o D66 superou o PVV por quase 3.000 votos por correspondência.

Na terça-feira, os principais líderes políticos reunir-se-ão no parlamento para dar início ao complexo processo de formação de Governo, com a escolha de um representante que terá a missão de sondar os partidos e avaliar possíveis alianças.

O líder do partido que obtiver mais votos (que será Rob Jetten de acordo com as projeções) escolhe esse representante e assume a liderança do difícil processo de formação de uma coligação, que poderá prolongar-se por vários meses.

Até à formação de um novo executivo, o primeiro-ministro interino, Dick Schoof, permanecerá no cargo.

"Acho que ainda serei primeiro-ministro no Natal", disse hoje Schoof.

Todos os partidos já descartaram uma coligação com o dirigente da extrema-direita Geert Wilders, cujo Partido da Liberdade (PVV) abandonou a anterior coligação por divergências em matéria de imigração.

Caso se confirme a vitória do D66, Jetten precisará de reunir pelo menos 76 dos 150 assentos parlamentares, podendo formar uma "grande coligação" com o CDA (centro-direita, 18 lugares), o VVD (liberal, 22) e o grupo Verdes/Trabalhistas (20).

D66 dispõe neste momento de 26 assentos parlamentares.

A cooperação entre o VVD e os Verdes/Trabalhistas permanece incerta, sobretudo após a demissão do antigo líder deste grupo, Frans Timmermans, e em vésperas da escolha de uma nova liderança.

Embora Wilders tenha visto o seu apoio diminuir (terá perdido 11 dos seus atuais 37 lugares), outros partidos de extrema-direita obtiveram bons resultados.

O Fórum para a Democracia (FvD) duplicou o número de deputados, para sete, e o JA21 aumentou de um para nove deputados.

[Notícia atualizada às 13h39]

Leia Também: Países Baixos. Extrema-direita e centristas empatados nas eleições gerais

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2880441/projecoes-dao-vitoria-ao-partido-centrista-d66-nos-paises-baixos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes