Primeiro-ministro conservador tailandês reivindica vitória nas eleições
- 08/02/2026
"Estamos no caminho certo para conquistar o primeiro lugar" nas eleições, disse Anutin Charnvirakul aos jornalistas na sede do seu partido, o Bhumjaithai, em Banguecoque.
"A vitória de hoje pertence a todos os tailandeses, tenham votado em nós ou não", acrescentou, enquanto o seu rival reformista já tinha reconhecido a derrota.
"Reconhecemos que não saímos vitoriosos", disse o líder do Partido Popular reformista, Natthaphong Ruengpanyawut, aos jornalistas, na sede do partido, acrescentando que "respeitava" o vencedor.
Estes resultados sugerem que o partido conservador Bhumjaithai (BJT), contrariando as expectativas e impulsionado por uma onda de nacionalismo, se vai tornar o maior grupo parlamentar do país.
O partido de Anutin Charnvirakul deverá conquistar cerca de 200 assentos na câmara baixa, segundo o Canal 3, muito à frente do Partido Popular, que tem pouco mais de 100 cadeiras. O partido Pheu Thai, há muito dominante na política tailandesa, deverá ficar em terceiro lugar.
Esta é uma reviravolta para Anutin, cujo partido ficou em terceiro lugar nas últimas eleições e que só foi nomeado primeiro-ministro pelo parlamento em setembro de 2025.
A Tailândia utiliza um sistema misto de representação, com 400 membros do parlamento eleitos por distritos eleitorais individuais e 100 assentos alocados através de votação separada para listas partidárias.
Leia Também: Oposição reformista em vantagem nas eleições legislativas na Tailândia














