Primeira-dama francesa processada por insultar ativistas: "Nojentas"

  • 17/12/2025

A primeira-dama francesa está a enfrentar um processo por parte de centenas de mulheres e organizações de direitos das mulheres por ter usado um insulto para se referir a um grupo de manifestantes.

 

Foram 343 as mulheres que apresentaram uma queixa ao longo desta semana contra Brigitte Macron por insulto público, depois de ter surgido um vídeo da própria a chamar "cabras nojentas" a quatro ativistas.

O número 343, note-se, é simbólico na história feminista francesa. Em 1971, foi publicado o "Manifesto das 343" (exatamente porque foi assinado por esse número de mulheres), redigido por Simone de Beauvoir, onde admitiam ter realizado abortos, na altura ilegais.

No passado dia 7 de dezembro, a esposa de Emmanuel Macron foi filmada a insultar quatro ativistas que, no dia anterior, se tinham manifestado contra o comediante Ary Arbittan durante um espetáculo do mesmo, gritando "violador".

As feministas referiam-se a uma alegação feita em 2021, que acusava o também ator de violação. Contudo, em 2023, as autoridades arquivaram o caso devido a falta de provas.

Brigitte, que tinha ido ver o espetáculo com a filha, falava com o artista antes de ele entrar em palco, sobre esse mesmo incidente.

"Se houver alguma cabra nojenta, nós expulsamo-la", ouve-se a primeira-dama dizer, usando a expressão corriqueira "sales connes" em francês.

Em resposta à onda de críticas que surgiram após a divulgação do vídeo, a equipa de comunicação da primeira-dama francesa afirmou que a troca de palavras entre o comediante e Brigitte "deveria ser vista apenas como uma crítica aos métodos radicais daqueles que, usado máscaras, perturbaram o espetáculo de Ary Arbittan na noite de sábado, impedindo o artista de atuar".

"Brigitte Macron não aprova estes métodos radicais", reforçou o comunicado, citado pela imprensa francesa.

Já esta semana, Brigitte pediu "desculpa se feriu mulheres que foram vítimas", frisando, contudo, que a afirmação que fez foi em contexto "privado".

"Não me posso arrepender [do que disse]. É verdade que sou a mulher do presidente da república, mas acima de tudo sou eu mesma. E, portanto, quando estou em privado, posso deixar-me ir de uma maneira que nem sempre é totalmente própria", afirmou, citada pelo The Guardian.

"Nojentas"? Porta-voz do governo francês pede: "Deixem a Brigitte em paz"

A porta-voz do governo francês, Maud Bregeon, defendeu, durante uma entrevista, a primeira-dama francesa depois da polémica com as ativistas feministas no domingo passado. Brigitte Macron insultou-as, chamando-as "cabras nojentas".

Maria Gouveia | 10:58 - 10/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2906075/primeira-dama-francesa-processada-por-insultar-ativistas-nojentas#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes