Presidentes da Comissão Europeia e Parlamento Europeu felicitam Seguro
- 09/02/2026
"Parabéns, António José Seguro, pela eleição como Presidente da República. Os cidadãos portugueses fizeram ouvir a sua voz e, perante a devastação causada pelas tempestades, demonstraram uma notável resiliência democrática", escreve Ursula von der Leyen na rede social X.
A presidente da Comissão Europeia refere ainda que "a voz de Portugal na defesa" dos "valores europeus comuns permanece forte".
Também na rede social X, a presidente do Parlamento Europeu enviou os parabéns a António José Seguro, destacando: "Sei que a Europa pode contar com a sua experiência e com o seu empenho no nosso projeto comum, sobretudo como ex-eurodeputado, tanto quanto Portugal pode continuar a contar com a Europa".
António José Seguro tornou-se hoje no sexto Presidente da República eleito da democracia portuguesa, ultrapassando a barreira dos três milhões de votos expressos, algo que anteriormente só Mário Soares, António Ramalho Eanes e Jorge Sampaio tinham conseguido.
Disputaram o ato eleitoral de hoje António José Seguro, apoiado pelo PS desde a primeira volta e depois pela restante esquerda e por personalidades de vários quadrantes políticos, e André Ventura, líder do Chega.
Esta foi a 11.ª vez que os portugueses foram chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.
O atual Presidente da República, eleito em 2016, é Marcelo Rebelo de Sousa, que termina o seu mandato em março de 2026.
Leia Também: AO MINUTO: Seguro eleito Presidente da República; Marcelo recebe-o amanhã














