Presidente da Comissão Europeia transmite condolências a Espanha
- 19/01/2026
Na sua conta na rede social X (antigo Twitter), Von der Leyen referiu-se à "terrível notícia" do acidente ferroviário em Córdoba e transmitiu a sua tristeza às famílias e entes queridos das vítimas mortais "e ao povo espanhol".
"Desejo uma rápida e completa recuperação aos feridos. Estão nos meus pensamentos esta noite", escreveu.
Pelo menos 21 pessoas morreram e 25 ficaram feridas com gravidade no acidente de hoje com dois comboios de alta velocidade èm Córdoba, sul de Espanha, segundo um balanço preliminar da Guarda Civil espanhola e dos serviços de emergência.
Um dos mortos é o maquinista de um dos comboios e no total há mais de 100 feridos (entre graves e ligeiros) no acidente, segundo as mesmas fontes, que estão a ser citadas por diversos meios de comunicação social espanhóis.
O acidente envolveu dois comboios de alta velocidade, um da empresa privada Iryo, e outro da empresa pública Renfe.
Os três últimos vagões do comboio Iryo descarrilaram e invadiram outra via, onde circulava o comboio da Renfe.
Houve "um impacto terrível" que fez descarrilar também "as primeiras unidades" do comboio da Renfe, disse o ministro dos Transportes de Espanha, Óscar Puente, numa publicação na rede social X.
"As últimas informações que chegam são muito graves", disse o ministro, que afirmou não ser possível confirmar ainda o número de vítimas.
Leia Também: Espanha/Acidente: Macron envia condolências às vítimas














