Presentes a tribunal suspeitos de ataque na Nigéria que fez mais de 150 mortos

  • 02/02/2026

Os arguidos respondem a 57 acusações de terrorismo e poderão ser condenados à pena de morte ou a prisão perpétua, caso sejam considerados culpados.

 

Os nove arguidos declararam-se inocentes das acusações relacionadas com o ataque à localidade de Yelewata, na zona de Guma, no estado nigeriano de Benue, ocorrido em junho do ano passado.

O porta-voz presidencial, Kamarudeen Ogundele, afirmou em comunicado no domingo que o Governo nigeriano levou a cabo uma "investigação minuciosa, em estreita colaboração entre várias agências governamentais".

"O gabinete do Procurador-Geral da Federação e ministro da Justiça quer assegurar aos nigerianos que será feita justiça neste caso, de forma a enviar um sinal forte aos inimigos do país, atuem eles sob qualquer disfarce", afirmou Ogundele.

A Nigéria enfrenta uma crise de segurança complexa, marcada por uma insurreição de militantes extremistas no nordeste e por um aumento recente dos raptos para obtenção de resgates - uma prática ilegal no país - levados a cabo por homens armados nas regiões noroeste e centro-norte.

Ataques como o de Yelewata são frequentes no norte do país, onde pastores e agricultores entram regularmente em confronto pelo acesso limitado a terras e recursos hídricos. O conflito prolongado tornou-se mais letal nos últimos anos, com autoridades e analistas a alertarem para o crescente armamento de grupos de pastores.

Em dezembro, os Estados Unidos lançaram ataques aéreos no norte da Nigéria, visando combatentes que afirmaram pertencer ao grupo Estado Islâmico, após acusações de que o país da África Ocidental não conseguiu travar ataques contra cristãos.

A Nigéria tem registado um aumento de ataques a igrejas no norte.

Os Estados Unidos comprometeram-se a entregar equipamento militar adquirido pela Nigéria ao longo dos últimos cinco anos - nomeadamente 'drones' e helicópteros -, mas que ainda não chegou ao país.

Leia Também: Exército nigeriano vai julgar oficiais acusados de planearem golpe de Estado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2931307/presentes-a-tribunal-suspeitos-de-ataque-na-nigeria-que-fez-mais-de-150-mortos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes