PM paquistanês pede pressão sobre Cabul para impedir terrorismo

  • 12/12/2025

"Pedimos à comunidade internacional que inste o regime talibã afegão a cumprir as suas obrigações e a impedir que grupos terroristas operem no seu território", disse Shehbaz Sharif durante um fórum internacional que decorre no Turquemenistão, de acordo com uma mensagem publicada pelo Governo paquistanês nas redes sociais.

 

O primeiro-ministro paquistanês agradeceu aos governos do Qatar, da Turquia, da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos (EAU) os "esforços sinceros" para alcançar um "cessar-fogo permanente, embora ainda frágil" entre o Paquistão e o Afeganistão, reiterando que "a resolução pacífica de disputas é um pilar da política externa" paquistanesa.

As autoridades paquistanesas e afegãs realizaram várias rondas de negociações nos últimos dois meses para tentar resolver as tensões decorrentes das acusações de Islamabad sobre o ressurgimento dos ataques do Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), também conhecido como grupo talibã paquistanês.

Estas tensões culminaram em confrontos abertos em outubro passado, que foram resolvidos com um acordo de cessar-fogo.

A região fronteiriça vive em clima de insegurança há anos, sobretudo devido aos ataques do TTP, no meio de acusações de Islamabad de que a Índia e os talibãs afegãos apoiam a organização, acusações rejeitadas por Nova Deli e Cabul.

Leia Também: ONU pede que talibãs garantam liberdades das mulheres no Afeganistão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903315/pm-paquistanes-pede-pressao-sobre-cabul-para-impedir-terrorismo#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes