Pior desastre aéreo de 2024 foi há um ano. Famílias continuam acampadas

  • 29/12/2025

O acidente aéreo que mais mortos causou em 2024 aconteceu há um ano, a 29 de dezembro. Familiares das vítimas continuam à espera de respostas e continuam acampados no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul. O voo vinha da Tailândia quando durante a aterragem acabou engolido pelas chamas.

 

De acordo com a imprensa internacional, os familiares das vítimas, que têm vindo a protestar acampados em tendas temporárias no 2.º andar do aeroporto, questionam a independência da investigação oficial, pressionando as autoridades a criarem uma equipa mais autónoma.

Kim Yu-hin, representante das famílias das vítimas, perdeu os pais e o irmão no acidente da Jeju Air, que, no total, matou 179 pessoas (dos quais 175 eram passageiros e quatro eram membros da tripulação). "Questiono-me por que razão continuamos a fazer as mesmas perguntas, por que razão sentimos a mesma tristeza e raiva de forma repetida", referiu Kim Yu-hin numa entrevista recente.

Note-se que apenas dois tripulantes sobreviveram ao desastre.

"Acordei e fui resgatado". Lee sobreviveu a queda de avião na Coreia

Lee, de 33 anos, é um comissário de bordo da Jeju Air e um dos dois sobreviventes da queda de avião que matou 179 pessoas na Coreia do Sul. Suspeita-se que possa estar tetraplégico.

Notícias ao Minuto | 14:52 - 29/12/2024

As famílias das vítimas começaram a acampar no aeroporto como forma de protesto logo após o acidente, o que se mantém até aos dias de hoje, como pode ver na galeria acima. 

A fotogaleria também inclui imagens das famílias das vítimas e mais pessoas numa cerimónia que assinalou o primeiro ano do acidente. O presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, pediu desculpas pela tragédia e - apontando que sabe que "não há palavras que ofereçam o conforto suficiente" durante a luta - prometeu uma investigação independente para perceber a causa exata do acidente. A mensagem foi deixada em vídeo e é citada pela agência de notícias Yonhap.

Na semana passada, os parlamentares criaram uma comissão especial para examinar os fatores que levaram ao acidente, incluindo a segurança da pista, as condições da aeronave e a colisão com pássaros. 

O acidente (e o que se sabe)

Recorde-se que as informações preliminares davam conta de que a aeronave colidiu com pássaros e realizou uma manobra de emergência antes de aterrar na pista.

Já em julho, uma fonte próxima da investigação explicou ao jornal Korea Joongang Daily que os pilotos terão desligado, por engano, o motor menos danificado após o impacto com uma ave.

A mesma fonte referiu que elementos recolhidos, incluindo a gravação de voz da cabina, dados informáticos e um interruptor físico do motor encontrado entre os destroços, demonstraram que os pilotos desligaram o motor esquerdo em vez do direito ao tomarem as medidas de emergência após o impacto com a ave, ocorrido momentos antes da aterragem prevista.

Pilotos da Jeju Air desligaram motor errado após acidente. 179 morreram

Pilotos da Jeju Air desligaram motor errado após acidente. 179 morreram

O acidente, ocorrido após um embate com aves que danificou um motor, foi o mais grave desastre da aviação civil ocorrido em solo sul-coreano e o pior do ano a nível mundial.

Lusa | 11:40 - 21/07/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910873/pior-desastre-aereo-de-2024-foi-ha-um-ano-familias-continuam-acampadas#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes