Picasso? Rembrandt? Polícia alemã apreende milhões de euros em arte falsa

  • 24/10/2025

A polícia alemã apreendeu milhões de euros em arte falsificada que era apresentada e vendida como tendo sido feita por artistas como Picasso, Rembrandt, Frida Kahlo ou Joan Miró, entre outros, numa operação que decorreu na Alemanha, Suíça e Liechtenstein.

 

A Polícia Estadual de Investigação Criminal da Baviera (BLKA, na sigla original) deu conta de que o suspeito principal é um homem de 77 anos que, juntamente com dez cúmplices, enfrenta acusações de fraude e conspiração, refere a BBC.

Os investigadores começaram a ficar desconfiados quando o líder do grupo tentou vender, o que dizia serem, dois quadros originais de Picasso no mercado de arte e, pouco depois, um quadro a óleo famoso de Rembrandt, chamado 'De Staalmeesters', por cerca de 130 milhões de euros, apesar de o original estar exposto no Rijksmuseum, em Amesterdão, nos Países Baixos.

Este último, o 'De Staalmeesters' (falso), pertencia a uma mulher de 84 anos, de nacionalidade suíça, que está agora a ser investigada pelo Ministério Público, pela BLKA e pelas autoridades suíças, depois de obra de arte forjada ter sido confiscada.

"Como já suspeitávamos trata-se de uma cópia e não de uma obra-prima de Rembrandt van Rijn", referiu a polícia após mandar examinar o quadro.

As apreensões foram levadas a cabo em várias operações, coordenadas entre as várias autoridades na Alemanha, Suíça e Liechtenstein, na quarta-feira, dia 15 de outubro. Além de um elevado número de obras de arte foram também apreendidos "documentos, registos, telemóveis, disco externo e dados informáticos", enumerou a BLKA.

O principal suspeito tentou vender mais 19 obras falsificadas, supostamente de artistas mundialmente famosos - por valores entre os 400 mil euros e os 14 milhões - e com a assistência de outro homem de 74 anos que preparava relatórios especializados para confirmar a autenticidade das obras de arte".

Foram ambos detidos no dia das buscas, tendo ficado em liberdade condicional.

Incluíam cópias de obras da pintora mexicana Frida Kahlo, bem como de Peter Paul Rubens, do artista plástico e escultor italiano Amedeo Modigliani e do espanhol Joan Miró.

As autoridades referiram que a investigação continua e que "todas as pinturas apreendidas serão examinadas em detalhe por especialistas e avaliadores nas próximas semanas".

Leia Também: Recuperado quadro de Picasso que desapareceu a caminho de exposição

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2876507/picasso-rembrandt-policia-alema-apreende-milhoes-de-euros-em-arte-falsa#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes