Pequim não confirma deslocação de Trump à China no próximo ano
- 30/10/2025
"O que posso dizer é que ambos os chefes de Estado acordaram manter intercâmbios regulares", afirmou hoje o porta-voz da diplomacia chinesa Guo Jiakun, durante uma conferência de imprensa em Pequim.
Guo indicou que Trump "espera visitar a China no início do próximo ano" e que "convidou o Presidente chinês, Xi Jinping, a visitar os Estados Unidos em breve", sem avançar mais detalhes.
Após a cimeira realizada hoje com Xi na Coreia do Sul, Trump declarou que ambos tinham acordado reunir-se novamente na China em abril de 2026, e classificou o encontro de hoje como "incrível".
De acordo com a prática habitual, as autoridades chinesas não costumam anunciar visitas de chefes de Estado estrangeiros -- nem deslocações de líderes chineses ao exterior -- até perto da respetiva realização.
O encontro entre Trump e Xi, o primeiro desde que o líder republicano regressou ao poder, decorreu na base aérea de Gimhae, na cidade sul-coreana de Busan, e prolongou-se por cerca de duas horas.
Durante a reunião, Xi apelou a Washington para que se concentre numa lógica de cooperação a longo prazo, advertindo contra o risco de "cair num círculo vicioso de represálias", após vários meses de agravamento das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.
Leia Também: Polícia dos EUA prende imigrante inocentado após cumprir pena de 43 anos














