Pelo menos 5 pessoas morreram de hipotermia devido a tempestade nos EUA

  • 26/01/2026

De acordo com o jornal The Washington Post, as mortes foram registadas nos estados do Luisiana (duas) e de Nova Iorque (três), todas por hipotermia.

 

As temperaturas ainda mais baixas esperadas para os próximos dias, com mínimas previstas de -15 graus Celsius na terça-feira na costa leste, mantêm as autoridades em alerta devido à formação de espessas camadas de gelo e aos efeitos que estas têm nos serviços e infraestruturas básicas.

Segundo a agência de notícias EFE, que cita dados do 'site' de monitorização poweroutage.com, registavam-se pelas 21h00 de hoje de Lisboa 1.045.496 de cortes no fornecimento de energia.

O gelo tem causado estragos no Sul dos Estados Unidos, e os cortes de energia afetam sobretudo estados como o Tennesssee, onde mais de 338 mil clientes, cerca de 10% da população, estão sem eletricidade.

No Texas são pouco menos de cem mil, no Luisiana cerca de 145 mil e no Mississipi por volta de 175 mil, os clientes sem eletricidade.

A tempestade está hoje a avançar para o nordeste dos Estados Unidos, após fortes nevões no centro do país, com cortes de energia e de transportes a afetar milhões de pessoas.

O serviço meteorológico nacional (NWS) alertou para queda de neve abundante e acumulação de gelo com potenciais consequências "catastróficas à escala local", desde as planícies do sul até ao litoral atlântico.

No total, 20 estados e a capital norte-americana, Washington, declararam o estado de emergência e muitos supermercados registaram ruturas de mercadorias, com a tempestade a poder afetar 200 milhões de pessoas.

Cerca de 14 mil voos com destino ou partida nos Estados Unidos foram cancelados durante o fim de semana, de acordo com a plataforma FlightAware.

Além disso, mais de dois mil voos programados para segunda-feira já foram cancelados.

Na manhã de segunda-feira, as maiores acumulações provavelmente ocorrerão numa área que inclui partes dos estados da Pensilvânia, Nova Iorque, Connecticut, Massachusetts, Rhode Island, New Hampshire e Vermont.

A secretária de Segurança Nacional, Kristi Noem, pediu à população dos mais de 20 estados que ativaram protocolos de emergência que evitem sair de casa e garantiu que o Governo Federal está a cooperar com os estados e as empresas de eletricidade para agilizar as reparações da rede elétrica o mais rapidamente possível.

A tempestade, descrita pelo serviço meteorológico nacional (NWS, na sigla em inglês) como "invulgarmente extensa e de longa duração", é provocada pela chegada de uma massa de ar ártico proveniente do Canadá.

Leia Também: Tempestade de gelo nos EUA: Um milhão sem luz, voos cancelados e imagens

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926044/pelo-menos-5-pessoas-morreram-de-hipotermia-devido-a-tempestade-nos-eua#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes