Pelo menos 24 pessoas morreram em ataque com drone no Sudão
- 07/02/2026
O ataque do grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) ocorreu perto da cidade de Rahad, na província de Kordofan do Norte, de acordo com a Rede de Médicos do Sudão, que monitoriza a guerra em curso no país.
O veículo transportava pessoas deslocadas que fugiram dos combates na zona de Dubeiker, no Kordofan do Norte, disse o grupo de médicos em comunicado.
Entre os mortos estavam oito crianças, incluindo dois bebés, informou o grupo.
O grupo de médicos apelou à comunidade internacional e às organizações de defesa dos direitos humanos para "tomarem medidas imediatas para proteger os civis e responsabilizar diretamente a liderança das RSF por estas violações".
As RSF - que estão em guerra contra os militares sudaneses pelo controlo do país há cerca de três anos - ainda não se pronunciaram sobre o assunto.
O Sudão mergulhou no caos em abril de 2023, quando uma luta pelo poder entre os militares e as Forças de Apoio Rápido explodiu em combates abertos na capital, Cartum, e noutras partes do país.
A guerra devastadora já matou mais de 40 mil pessoas, segundo dados da ONU, mas os grupos de ajuda humanitária afirmam que este número está subestimado e que o número real pode ser muitas vezes superior.
A guerra criou a maior crise humanitária do mundo, com mais de 14 milhões de pessoas forçadas a fugir das suas casas. Além disso, causou surtos de doenças e partes do país enfrentam uma crise de fome.
Leia Também: Ucrânia, Sudão e Gaza prioritários para presidência britânica do Conselho de Segurança














